da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Na manhã deste domingo (26), a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema), Jussara de Lima Carvalho, participou do 9º Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, organizado pela SOS Mata Atlântica, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Durante o evento, ela fez parte da mesa de discussão do Grupo de Trabalho de acompanhamento da implementação do Código Florestal Brasileiro, quando inclusive foi lançado o Cumpra-se, campanha pelo cumprimento da lei.
Na ocasião também houve o lançamento do Grupo de Trabalho do Código Florestal da Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presidência do deputado estadual Beto Trícoli, para discussão, acompanhamento e implementação do Código Florestal.
A secretária Jussara de Lima Carvalho manifestou a preocupação com a aplicação do Código Florestal nas áreas urbanas, alertando que o Brasil se tornou urbano a partir da segunda metade do século XX e que atualmente tem mais de 84% da população vivendo em cidades.
Jussara também alertou que no código florestal as questões do ambiente urbano estão inseridas no mesmo conjunto de regras para as determinações do meio rural, o que significa que os descompassos continuarão. "As cidades urbanizadas têm problemas, hoje insolúveis, com áreas consolidadas, APPs ocupadas e não há o que fazer", afirmou.
De acordo com ela, a gestão ambiental municipal, em geral, se encontra desamparada, por isso há a necessidade de se fortalecer o Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente), os entes do órgão e rever o pacto federativo. Ao final, Jussara propôs um Grupo de Trabalho Cidades para a abertura e a ampliação dessa discussão, colocando a Anamma/SP como parceira desta iniciativa.