da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Lançado pela Prefeitura de Sorocaba no dia 15 de março, como parte de um censo sobre famílias com renda entre zero e dez salários mínimos da cidade, que ainda não têm a tão sonhada casa própria, o programa "Nossa Casa" realizou mais de 30 mil cadastros até esta sexta-feira (24).
O programa é gerenciado pela Secretaria de Habitação (Sehab), permitindo que os interessados se cadastrem ou atualizem os dados para que a Prefeitura conheça de maneira mais fiel as necessidades dos sorocabanos em relação às moradias.
Hélio Godoy, secretário da Habitação de Sorocaba, tinha a expectativa de que 30 mil famílias se inscrevessem no programa. "Sempre trabalhamos com metas e planejamento, aí houve o estudo que apontou esse objetivo e sentimos orgulho por ter batido o número desejado", afirma.
O programa habitacional do prefeito Antonio Carlos Pannunzio tem como foco, na primeira fase, atender as famílias com renda de até R$ 1.600,00, em especial aquelas que moram de aluguel.
O primeiro passo para se saber onde construir, como construir e o que construir é ter como base uma pesquisa com as famílias de baixa renda e que pagam aluguel. Após isso, chega-se à conclusão de que em apenas quatro meses de administração, a secretaria já encerrou o primeiro passo do seu plano de ação habitacional.
"Em cima dessa pesquisa, sabemos como e onde agir, isso mostra o sucesso que foram as inscrições do programa 'Nossa Casa'", lembra Godoy.
A informatização da população sorocabana é um outro fator positivo, já que até o momento, mais de 80% dos inscritos fizeram seus cadastros em computadores próprios, de emprego ou de parentes, sem que fosse necessária a ida até uma das Casas do Cidadão.
Ainda de acordo com o secretário, "o objetivo foi alcançado e a Sehab já lançou o primeiro conjunto habitacional do governo Pannunzio. O Residencial Jardim Carandá com 2.560 unidades será entregue em 2014 e existe o estudo para a implantação de outros 15 conjuntos em várias regiões da cidade, no que a Prefeitura tem chamado de vazios urbanos".
O site continuará no ar para atualização dos dados dos cadastros e ainda poderá receber novas inscrições.
Números Oficiais:
Total de Inscritos – 30.151;
Novos Inscritos – 21.892;
Total de Inscritos que atualizaram cadastros – 8.259.