Corpo de Bombeiros fez simulação de ocorrência de desaparecimento no Zoo de Sorocaba

24/5/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O  15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba realizou, na manhã desta quinta-feira (23), uma simulação de ocorrência de desaparecimento de duas pessoas no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". Para isso, duas estagiárias participaram da ação e se esconderam na mata fechada do Zoo. Devidamente equipados, o treinamento envolveu nove bombeiros que atenderam a ocorrência com sucesso, encontrando as vítimas em 45 minutos, desde a chamado inicial no 193.

O objetivo foi de otimizar o atendimento aos visitantes do parque em caso de emergência. "A nossa ideia foi de treinar as nossas equipes para que numa situação real termos o maior êxito possível. Com isso, sabemos se os nossos equipamentos estão adequados, se o efetivo está bem treinado. Isso é importante", explicou Marcio de Lima Renó, tenente do Corpo de Bombeiros.

De acordo com ele, nesses casos é fundamental reunir o máximo de informações possíveis com testemunhas antes de procurar as vítimas. "São dados importantes, como por exemplo o tempo que elas estão perdidas na mata, se estão machucadas, idade, descrição da roupa, entre outros dados que vão otimizar o atendimento", explica.

O Corpo de Bombeiros é acionado para atender diversas ocorrências na região de Sorocaba. "Unimos as duas instituições para nos atualizarmos e assim podermos oferecer um atendimento em excelência para a nossa comunidade", destaca Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O Zoológico de Sorocaba abriga 1.250 animais selvagens em uma área de 128 mil metros quadrados e recebe um público de 600 mil visitantes por ano. O "Quinzinho de Barros" está localizado à rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Compartilhe no Whatsapp