ARTIGO DO PREFEITO - Mais do que quatro paredes

22/5/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Muitos inscritos em programas habitacionais oficiais têm tido o dissabor de descobrir, ao se mudarem para as novas residências, que o sonho da moradia própria, no caso deles, ganhou toques de pesadelo, convertendo-os em moradores de bairros sem estrutura.

As 2.560 famílias que vierem a se instalar no Conjunto Jardim Carandá, o primeiro iniciado no atual governo da cidade, como parte do Programa Nossa Casa, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida (federal) e o Casa Paulista (estadual) acabam de ganhar a certeza de que não correm tal risco. Ao receber o apartamento, contarão com unidades de serviços públicos - escola, creche, centro de saúde e centro de assistência social - devidamente equipadas.

Para isso, o Ministério das Cidades repassará ao município recursos que montam RS 10 milhões, garantiu a diretora de Habitação da pasta, Maria do Carmo Avesani, à nossa Secretaria de Habitação e Urbanismo.

O fato sinaliza importante mudança de postura do órgão federal face aos projetos destinados a famílias de renda modesta. Em função dela, o Ministério das Cidades passou a apoiar os municípios parceiros, a eles destinando meios para que, ao ser inaugurado, cada conjunto conte com a estrutura indispensável aos seus moradores.

A União reconheceu caráter pioneiro do programa habitacional sorocabano, que engloba os aspectos sociais, culturais e ambientais relacionados à questão da moradia: preservação de árvores pré-existentes no local, coleta seletiva de lixo e estimulo à plena inserção dos moradores na vida da cidade, entre outros.

Elogiou, ainda, a decisão do município de preencher, via programa habitacional, os vazios urbanos, implantando pequenos conjuntos em bairros com toda a infraestrutura urbana e muitos terrenos não utilizados.

Tudo isso traduz o reconhecimento do acerto da diretriz que a Prefeitura se fixou no atual governo, segundo a qual a questão da casa própria envolve muito mais do que piso, paredes e teto

 

* Artigo publicado originalmente no jornal Bom Dia Sorocaba, nesta quarta-feira (22/05/2013)

Compartilhe no Whatsapp