Violinista Alessandro Borgomanero se apresenta com a Sinfônica de Sorocaba

9/5/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Concerto acontece dia 16 de maio, na Fundec

 

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba fará um concerto neste mês de maio com a participação especial do violinista Alessandro Borgomanero. A apresentação será realizada no dia 16 de maio, às 20h, na Sala Fundec.

Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, Orquestra Sinfônica de Sorocaba vai tocar as seguintes obras: “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini; “As Alegres Comadres de Windsor”, de Otto Nicolai; a marcha “Pompa  e Circunstância no. 1”, de Edward Elgar; “Serenata Melancólica, para violino e orquestra, op. 26”, de Piotr Tchaikovsky; “Allegro Moderato”, “Romance/Allegro con Fuoco”, do “Concerto para violino nº 2, em ré menor, op. 22”, de Henri Wieniawski.

“Tenho procurado convidar solistas que não só entretenham o público com sua arte, mas que também possam servir de paradigmas para o nosso trabalho. Alessandro Borgomanero é um violinista que exibe um sólido domínio técnico e timbrístico do instrumento. Espero, sinceramente, que tanto os músicos da sinfônica como nossos alunos da Fundec e o público em geral saiam inspirados desse concerto”, diz o maestro Eduardo Ostergren.

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba conta atualmente com 40 músicos, entre profissionais sorocabanos e da região. O grupo, que existe há 63 anos, tem o objetivo de difundir músicas eruditas e populares ao público sorocabano.

Sobre o violinista

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena), Salvatore Accardo (Cremona) e Rodolfo Bonucci (Santa Cecília, Roma).

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, como Orquestra de Câmara de Budapeste, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia) e com a maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.

Em 2002, realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005, apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmera do Kremlin (Rússia), em dois concertos no auditório do Kremlin em Moscou. Em 2009, fez a estreia mundial do concerto para violino e orquestra de Jaime Zenamon, com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Para a temporada de 2013, foi convidado para tocar como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, em Quito, com as orquestras de Guayaquil e Cuenca, também no Equador; com a Filarmônica de Florianópolis; com a Orquestra Sinfônica da Bahia; com a Sinfônica de Porto Alegre; com a Sinfônica do Paraná e com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, entre outras.

Em duo com violino e piano, e como integrante do Quarteto Mozarteum, obteve elogios do público e da crítica especializada em turnês por diferentes países como Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil. Gravou vários programas para rádio e televisão, entre eles para a BBC de Edimburgo, NHK de Tóquio, ORF de Salzburg e para a RAI Italiana.

Participou de concertos em festivais de música e ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil. 

Gravou álbuns pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Sua discografia inclui dois CDs gravados com o Mozarteum Quartett, com quartetos e quintetos de Mozart com o clarinetista Wenzel Fuchs, da Filarmônica de Berlim; um CD de violino e violão com um arranjo dos Quadros de uma Exposição de Mussorgsky; e outro com peças virtuosísticas para violino e piano. Em 2011, gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Em 2012, foi convidado para assumir o cargo de Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dia 16 de maio

Ingressos: R$ 5,00

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br/novo

 

Compartilhe no Whatsapp