da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Desde o dia 16 de abril, quando recomeçou a nova frente dos serviços de tapa-buracos na cidade, foram feitos pouco mais de 7 mil metros quadrados, em 18 bairros
O prefeito Antônio Carlos Pannunzio acompanhou na manhã desta quarta-feira (8) a demonstração de um novo método para tapar buracos, que promete mais produtividade e sustentabilidade. Clebson Ribeiro, secretário de Parcerias, pasta responsável pelos serviços públicos, também acompanhou os trabalhos.
As principais diferenças do serviço executado e o que propõe a empresa Ecotech é o método de aplicação do material por injeção por spray mecanizado e a quantidade de pessoas envolvidas, sendo necessário um operador de caminhão, que realiza todos os comandos de dentro da cabine e mais um auxiliar. Pelo método tradicional, o serviço é feito manualmente e requer, no mínimo, três funcionários.
O serviço de tapa-buracos apresentado obedece quatro etapas: jato de ar para a limpeza do local, aplicação de emulsão asfáltica, como base do reparo e impermeabilização, adição de pedrisco (preenchimento) e uma camada de granulado de pneu, que evita o atrito do material com os carros. Essa última etapa também garante a sustentabilidade do serviço ao utilizar pneus reciclados.
Segundo explica Raul Menocci, diretor da Ecotech, empresa que atua em cidades de Pernambuco e Mato Grosso, o método também é mais rápido e utiliza menor quantidade de material, já que não há necessidade de requadramento e remoção no entorno do buraco tapado, além de liberar o tráfego imediatamente após a execução do serviço. "Realizamos uma média de 120 m²/dia, levamos em torno de 5 minutos para tapar um buraco de mais ou menos 80 centímetros, com uma durabilidade em torno de três anos", explicou.
Pannunzio disse que vai estudar a possibilidade de execução de serviços em mais vias para uma avaliação mais precisa do rendimento e qualidade do trabalho.
"Desde o dia 16 de abril, quando recomeçou a nova frente dos serviços de tapa-buracos na cidade, foram feitos pouco mais de 7 mil metros quadrados e atuamos em 18 bairros", afirmou o chefe de seção de vias pavimentadas da Separ, Denner Alves.