da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta segunda-feira (6), três exemplares de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" foram transferidos ao Zoológico de São Paulo, considerado o maior do país.Em todo o Brasil, existem apenas 19 indivíduos em cativeiro. Desse total, nove estavam em Sorocaba, sendo oito machos e uma fêmea.
"Sorocaba enviou, por meio de uma permuta, três machos adultos do maior primata das Américas para o zoológico da capital. Essa é nossa contribuição para a conservação da espécie, um dos animais em maior risco de extinção do mundo", explicou Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Exclusivamente brasileiro e considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, é um dos animais em maior risco de extinção do mundo, devido à destruição de seu habitat natural - a Mata Atlântica, à baixa taxa de reprodução da espécie e à caça. A Mata Atlântica é o bioma mais atingido pelo desmatamento no Brasil para fins diversos, como agricultura, pecuária, urbanização e empreendimentos de infraestrutura.
Entre os exemplares de muriquis, os visitantes do "Quinzinho de Barros" vão encontrar inclusive o filhote macho nascido em julho de 2012 no parque, fato muito comemorado pela Secretaria do Meio Ambiente.
Já a partir desta terça-feira (7), a população poderá conferir uma família de bugios, primata brasileiro, em exposição no parque. Trata-se de um macho adulto, duas fêmeas adultas e um filhote, que nasceu há aproximadamente um mês no local.
O Zoo de Sorocaba esta localizado à rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.