da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os policiais militares que incorporarão a chamada Atividade Delegada, parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, iniciaram nesta semana o período de treinamento para cumprimento das ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais – o que inclui desmanches, visando ao combate a furto de veículos, na localização e funcionamento desses comércios, na fiscalização relacionada à obstrução de calçadas, na venda de bebidas alcoólicas para menores, poluição sonora e no combate ao comércio ambulante.
Segundo o secretário de Segurança Comunitária (Sesco), Roberto Montgomery, o objetivo é capacitar os policiais para a execução do trabalho, que será desenvolvido fora do expediente de trabalho e cujo cerne é, na verdade, a segurança da população.
Nesta quinta-feira (2), os profissionais passaram por aulas para conhecer a legislação municipal, que trata de posturas, tiveram acesso às formas de abordagem praticada pelos fiscais da Sesco e, nesta sexta-feira (3) foram às principais ruas da área central verificar as condições de funcionamento de lojas, observando os pontos de possibilidade da prática de irregularidades, como a venda de mercadorias contrabandeadas.
Segundo o convênio assinado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Sorocaba tem até o próximo dia 12 para, efetivamente, colocar a Atividade Delegada em prática. A expectativa de Montgomery é que isso se efetive dentro do prazo estabelecido. O efetivo a ser contratado pela ação é de até 40 homens.