da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Casamento Comunitário 2013, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que aconteceu na tarde do sábado (27) no Paço Municipal, oficializou a união de 171 casais em um clima de muita alegria e amor.
Antes das 14h, os casais, que capricharam no visual, já começavam a chegar para tirar uma foto junto a um bolo decorativo. No final da cerimônia, eles levaram como lembrança para casa a foto revelada e um porta-retrato.
Pontualmente às 15h, começaram as palestras sobre temas diversos. Paula Andrea Vial Silva, pedagoga e coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Cerem) falou sobre "Casamento: conquistas e desafios".
Sonia Piaya Marinho Munhos, mestre em psicologia da Educação e doutoranda em Educação; pedagoga e psicopedagoga, colaboradora do Guia da Família e da Escola de Pais e Airton Tadeu Barros Munhos, doutor em Psicologia da Educação pela PUC/SP, terapeuta de casais e psicólogo clínico abordaram o "Crescimento e amadurecimento pessoais pelo casamento".
Maria do Carmo Alves Chaves Torres, escritora, jornalista, presidente do Instituto da Família de Sorocaba e formada em Educação Financeira pela DSOP (Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar) proferiu a palestra: "A Educação Financeira realiza seus sonhos".
Edison Luiz de Campos Junior, médico formado pela Universidade de São Paulo, especialista em ginecologia e obstetrícia e laparoscopia ginecológica pela Federação Brasileira das Sociedades de ginecologia e obstetrícia, discursou sobre "Planejamento Familiar: definindo quando e quantos filhos o casal terá de forma segura e eficaz".
E, por fim, Anselmo Rolim Neto, advogado e palestrante de curso de noivos e encontro de casais falou sobre "Afetividade e Sexualidade no casamento".
O casal Vanessa de Jesus e André Torres de Campos, que moram juntos há 8 anos e tem dois anos, aprovaram o novo formato. “Viemos oficializar nossa união e gostei de todas as palestras, pois nos trouxeram mensagens importantes para a vida a dois. Foi uma espécie de reciclagem e de reafirmação do que é casamento”, disse a noiva.
Por volta das 17h, com discurso da presidente do Fundo Social, Maria Inês Moron Pannunzio, e as presença do prefeito Antônio Carlos Pannunzio, da vice-prefeita Edith Giorgi, da deputada Maria Lúcia, do presidente da Câmara José Francisco Martinez e dos secretários municipais de Governo, João Leandro, da Saúde, Armando Raggio, de Desenvolvimento, Geraldo Almeida, da Habitação, Hélio Godoy, da Educação, Dulcina Rolim, houve uma bênção ecumênica pelo casal da Igreja católica Artur e Suzana Zagatto e pelo pastor da Assembleia de Deus, Luis Alberto Firmino, também secretário das Relações do Trabalho.
Emoção
“Tivemos uma grande equipe de voluntários e funcionários municipais trabalhando e envolvidos para fazer um casamento bonito como de fato está. Os casais estão belíssimos, as palestras foram ótimas, deram o recado de forma bem significativa e emocionou a todos nós. Acredito que os casais se sentiram respeitados por termos proporcionado para eles este momento de reflexão”, disse Maria Inês que emocionou os presentes com um discurso que se baseou em seu própria história de amor e união que já dura 43 anos.
O casal Maurícia Santana dos Reis e Dorival Rodrigues de Souza, juntos há 22 anos, foi embora feliz e com o sonho realizado. “Meu desejo sempre foi casar, mas meu companheiro sempre ficava em dúvida. Pedi muito a Deus e graças a Ele, chegou a minha vez de estar aqui”, disse a noiva de 63 anos. "Fui na Secretaria da Cidadania renovar a carteira de ônibus uma moça explicou sobre o casamento. Cheguei em casa e a pedi em casamento”, lembra Dorival, de 65 anos.