da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Protetor do violeiros e pregador do virtuosismo feminino, São Gonçalo de Amarante é celebrado todos os anos no dia 25 de abril. E para comemorar a data, exatamente no ritmo da alegria que marcou sua vida é que um grupo de devotos, moradores do bairro Capuava, que engloba Sorocaba, Mairinque e Itu, fazem na noite deste sábado (27), no Casarão de Brigadeiro Tobias, a cerimônia de "Reza de São Gonçalo".
Entre flores, músicas e orações cantadas, casais relembram o homem nascido em Portugal, na pequena aldeia de Arriconha, que usava da alegria, da música e da dança para pregar o cristianismo. Junto às prostitutas, vestido de mulher, cantava e dançava a noite inteira esperando que elas, no dia seguinte, cansadas pelo excesso de alegria, não se entregassem ao pecado. Humilde em sua vida, suas vestes caracterizadas por calça curta, bota e uma capa, fazem alusão ao período em que ajudava na construção de uma ponte e, após o trabalho, ia tocar viola para a conversão dos "pecadores", não tendo tempo de trocar de roupa. Mesmo na condição de padre, São Gonçalo Padre se apresenta com uma batina, crucifixo no pescoço, chapéu de padre, sapatos e viola. Penitente, São Gonçalo mantinha pregos dentro dos sapatos e durante a celebração das missas cantava e dançava, ficando com os pés sangrando.
A "Reza de São Gonçalo" é aberta ao público que poderá conferir de perto a fé de uma comunidade única que mantém viva a tradição com cantos, orações e coreografia própria, marcada por três diferentes ladainhas.