Pannunzio assina convênio internacional com a ONU Habitat

25/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na noite desta terça-feira (23), durante a abertura oficial do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais, em Brasília (DF), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou um acordo de cooperação para a implementação do Projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes) em Sorocaba.

Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia e que tem o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador, o projeto consiste na execução de estratégias de desenvolvimento urbano de baixa emissão de carbono. "A assinatura desse convênio garante a nossa intenção de promover políticas públicas ajustadas para virmos nascer efetivamente uma cidade sustentável. Esse é o nosso compromisso de governo", destacou Pannunzio.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o evento ocorre até esta quinta-feira (25) e tem como objetivo debater soluções e alternativas sustentáveis que tornem as cidades mais acolhedoras, seguras e estruturadas para a população. "Quero destacar também este evento realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, entidade da qual eu fui um dos co-fundadores há mais de 25 anos, e que seguiu congregando prefeitos, fazendo uma política de valorização do municipalismo e vem encontrando ressonância no seu esforço por parte da presidente da República", declarou o prefeito de Sorocaba.

Além de Pannunzio, prefeitos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) também assinaram o acordo.

Com 6,7 milhões de euros disponíveis, o projeto Urban LEDS será desenvolvido até agosto de 2015 em quatro países de economia emergente: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Sorocaba foi uma das oito cidades brasileiras escolhidas para participar da iniciativa da ONU-Habitat.

O objetivo do Urban LEDS é programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.

Essa plataforma interligará uma cidade modelo em inteligência climática a diversas cidades satélites, além do intercâmbio com municípios parceiros da Europa e também de outros países emergentes, por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.

Sorocaba concorreu com diversos outros municípios brasileiros. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ações desenvolvidas nos últimos anos contaram para que a cidade fosse selecionada para o Urban LEDS. Entre as iniciativas, estão a proteção e a recuperação do rio Sorocaba e dos córregos urbanos e a implantação de uma rede de mais de 100 quilômetros de ciclovias.

"Outra ação foram os plantios realizados com a participação da comunidade e a produção de mudas nos presídios da cidade", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.

Compartilhe no Whatsapp