Rede Lucy Montoro começará a funcionar em Sorocaba em março de 2014

24/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23) pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes; unidade será implantada junto ao Hospital Regional, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado e o Banco do Brasil

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou, na manhã desta terça-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do anúncio oficial da implantação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Sorocaba. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a unidade será construída junto ao Hospital Regional e contará com o apoio técnico da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A previsão da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é que a rede entre em funcionamento em março de 2014.

A unidade de Sorocaba será construída por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Estado e o Banco do Brasil. O Banco do Brasil repassará ao Governo do Estado a quantia de R$ 5,8 milhões – uma iniciativa inédita em toda a rede. "Esta é uma forma inovadora de transformar a multa em obrigação de fazer. Estes R$ 5,8 milhões ajudarão muita gente em Sorocaba e região, pois a Rede Lucy Montoro é sinônimo de excelência e qualidade em atendimento gratuito e reabilitação multidisciplinar para pessoas com deficiência no Estado de São Paulo", disse o governador.

"Vivemos um momento diferenciado em Sorocaba na área da Saúde. Além de ganhar, em breve, mais um Hospital Regional e um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a cidade contará com uma unidade da Rede Lucy Montoro, que funcionará em um prédio novo a ser construído na área do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que contará com os mais modernos equipamentos e com a parceria importante com a PUC. Sorocaba assume essa responsabilidade de integrar esta rede que é referência em todo o país", comentou Pannunzio. "A inserção social que será feita com o trabalho exemplar da Rede Lucy Montoro será fantástica para nossa cidade e toda a região", completou o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, também esteve presente na cerimônia de anúncio da construção da unidade da Rede Lucy Montoro em Sorocaba, que incluiu ainda a assinatura de documentos relativos às providências necessárias para a instalação da rede na cidade e ao termo aditivo ao TAC.

 A unidade de Sorocaba

 De acordo com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o TAC foi firmado em atendimento a um pedido do Ministério Público Estadual para que as antigas agências da Nossa Caixa, hoje pertencentes ao Banco do Brasil, oferecessem acessibilidade às pessoas com deficiência. "Acredito que seja a primeira vez, em todo o país, que o Ministério Público define o recolhimento de uma multa direto para uma obra social. O MP nos convidou para sermos beneficiários nesta iniciativa. É inovador da forma que está acontecendo e é maravilhoso que seja em Sorocaba", explicou a secretária.

"Tenho certeza da parceria concreta que teremos com o prefeito Pannunzio, que olhará não só para Sorocaba mas também para todos os municípios de seu entorno, que poderão usufruir de todos os benefícios que a rede proporciona", destacou Linamara.

A unidade da Rede Lucy Montoro em Sorocaba será construída no terreno do Governo do Estado, junto ao Hospital Regional. Ocupará uma área de 2.184 m² e proporcionará o aumento da qualidade de vida das pessoas com deficiência não só de Sorocaba mas de toda a região, que abrange 48 municípios. "Estamos trabalhando com o objetivo de colocar esta nova unidade em funcionamento em março de 2014", falou Linamara.

O prédio terá três andares e oferecerá reabilitação integral à pessoa com deficiência, por meio de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais especializados, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A nova unidade de Sorocaba será a 15ª da Rede Lucy Montoro em todo o Estado e deverá realizar cerca de 8 mil atendimentos por mês.

Compartilhe no Whatsapp