ARTIGO DO PREFEITO - Uma cidade bem cuidada

23/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Manter a cidade bem cuidada, mais que questão de decoração urbana, é uma dimensão essencial da administração pública.

A globalização, o adensamento das correntes migratórias e sua aceleração dificultam, para os governos locais, a tarefa de criar e manter a sensação de pertencimento entre as cidades e os que a habitam.

Isso vale inclusive para Sorocaba, cujas portas sempre estiveram abertas, acolhendo e inserindo entre seus filhos os que vêm em busca de oportunidade e dispostos a auxiliar seu desenvolvimento.

Para os que chegam e para os que aqui sempre estiveram, os cuidados da administração em relação à cidade são fundamentais. A roçagem do mato, o cuidado com os espaços públicos, a preservação e conserto do leito das ruas e avenidas são necessários para manter elevada a autoestima da população, pois demonstram concretamente que o espaço público não é terra de ninguém, mas área privilegiada de interação e convivência.

Nas próximas semanas o sorocabano vai perceber, gradualmente, que as áreas públicas de nossa cidade – praças, jardins, avenidas - readquiriram a condição de logradouros bem cuidados com que se acostumou. Ao rodar pelas nossas ruas, dirigindo seu carro ou como passageiro do transporte coletivo, constatará que os buracos no asfalto, surgidos ou ampliados durante a temporada de chuvas, estarão deixando de existir. São dois dos resultados mais visíveis das políticas de atenção aos espaços públicos que a Prefeitura cuidou de definir e viabilizar nos meses iniciais do ano.

Um efeito colateral do cuidado com a limpeza e a conservação das vias públicas é atuar como poderoso estímulo a que também os munícipes tratem com carinho o espaço público.

Estudos técnicos demonstram que a melhoria da iluminação dos logradouros é um reforço significativo à segurança pública. A existência de calçadas sem buracos e desníveis é uma condição básica para que as pessoas transitem por elas, em vez de competir com os veículos no meio da rua.

A percepção pelos moradores de que cidade pode e deve ser bonita e bem cuidada, tanto nas áreas centrais e nas grandes avenidas como nas ruas dos bairros em que vivem os ajuda a construir uma atitude proativa no campo da cidadania.

Em Sorocaba esse sentimento já se faz presente na maior parte da população. Preservar os fatores que compõem o que poderíamos chamar de padrão sorocabano de beleza urbanística – e estender esse paradigma aos pontos da área urbana em que eles ainda não são plenamente observados - é um objetivo do governo municipal.

A melhor maneira que a administração pública tem de conseguir que os moradores cuidem adequadamente das áreas de uso comum é dar o exemplo e manter sempre limpas, bem cuidadas e bonitas aquelas cujo cuidado cabe a ela, diretamente.

Nos primeiros cem dias de governo não faltaram vozes a denunciar que a cidade fora abandonada, relacionando as ruas esburacadas, os pontos em que as praças estavam sendo engolidas pelo matagal e assim por diante.

Não houve abandono algum. Nesse meio tempo, a administração pública esteve licitando cuidadosamente os contratos com prestadoras de serviço e reestruturando as equipes encarregadas de cuidar das vias públicas. Unificou, também, a gestão destas últimas na atual Secretaria de Parcerias cujo nome será alterado para Secretaria de Serviços Públicos, que melhor define sua função.

Neste momento, com a estrutura material, humana e administrativa ajustada às suas propostas, o governo da cidade passou à realização das tarefas.

Os cidadãos acompanharão esse avanço no dia a dia e poderão potencializar a ação do poder público, persuadindo vizinhos e amigos que têm terrenos não ocupados a adotarem a prática de limpá-los de tempos em tempos.

A contemplação e a fruição dos espaçosas de uma cidade bem cuidada, segura e bonita difunde uma atitude de otimismo e aumenta o bem-estar coletivo. A Prefeitura está fazendo a parte que lhe cabe – o que envolve, inclusive, correr atrás dos munícipes menos cuidadosos, intimando-os a limparem as áreas que lhes pertencem.

Esse objetivo será melhor e mais rapidamente atingido se todos se sentirem responsáveis pela nossa Sorocaba, mantiverem seus terrenos limpos sem necessidade da coerção do poder público, evitarem jogar lixo nas ruas e nos córregos e assim por diante.

A Prefeitura não se descuidará das tarefas que lhe cabem. Mas para manter elevado o orgulho dos sorocabanos de viverem numa cidade limpa e permanentemente cuidada é um objetivo a ser necessariamente compartilhado com a população. Cada munícipe que se dispõe a fazer o que lhe compete para preservar a beleza e a segurança da cidade contribui para torná-la melhor para ele, sua família e todas as pessoas que nela residem.

*Artigo originalmente publicado pelo jornal Diário de Sorocaba, na edição do último domingo (21/4/2013)

Compartilhe no Whatsapp