da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os funcionários da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), que participaram de uma reunião de trabalho na tarde desta sexta-feira (19), no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba "Jorge Guilherme Senger" (BMS), acabaram recebendo uma aula sobre tropeirismo.
Reunidos pela segunda vez dentro da gestão do professor José Simões de Almeida Junior para discutir aspectos do cotidiano profissional, os servidores conheceram um pouco mais sobre a história do tropeirismo e sua forte influência na identidade sorocabana.
À parte do romantismo que a maior parte das pessoas atribui à função e contribuição do tropeiro na formação de nossas raízes, o professor e historiador José Rubens Incao, da Biblioteca Infantil, partilhou seu conhecimento com os colegas, contando curiosidades como o fato de os homens terem os dedos dos pés mais separados por conta do uso de uma corda para apoiar o pé, em vez do estribo.
Para o secretário da Cultura, José Simões de Almeida Junior, esses encontros servem para aproximar seus colaboradores e oferecer-lhes um pouco mais de informação sobre assuntos relacionados à cultura.