da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O secretário de Parcerias, Clebson Ribeiro, afirmou hoje (17) que até o próximo mês a questão do mato nas áreas públicas estará sob controle. Segundo o titular da pasta, neste ano até março, foram 5.300.000 m² de área roçada, uma média de 2.300.000 m² /mês.
"A manutenção paisagística tem sido um grande foco. Além da roçagem propriamente dita, em algumas áreas é preciso retirar o entulho, que é jogado irregularmente pela própria população, o que dificulta o andamento do trabalho", explicou o secretário. Para se ter uma ideia, a quantidade de entulho retirada nas limpezas de áreas públicas chega a 3.500 m³ por mês, além dos 9.300 m³ recolhidos nos ecopontos.
A Separ acrescentou ainda que, em função da previsão de epidemia de dengue no início do ano, as equipes estiveram concentradas em locais com possibilidade de abrigarem criadouros do mosquito transmissor e, em função disso, algumas áreas ficaram para serem executadas posteriormente. "Mas já conseguimos desenvolver um trabalho forte na Zona Norte, onde concentra o maior número de áreas com áreas verdes e a Zona Oeste, e agora estamos nas Zonas Sul e Leste", explicou.
A área pública total que necessita de roçagem é 25 milhõesde metros quadrados e inclui praças, parques, canteiros de avenidas, áreas institucionais, áreas verdes etc. São 270 pessoas envolvidas em manutenção paisagística entre funcionários, terceiros, egressos e reeducandos.
Na quarta-feira, durante o início da nova frente da operação tapa-buracos, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio considerou a criação da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), dentro da reforma administrativa, como uma decisão acertada. "A Secretaria de Serviços Públicos é responsável pela aparência da cidade. Quando essa responsabilidade se dilui em três ou quatro secretarias diferentes, você acaba não tendo um responsável. Fui secretário de Serviços Públicos há mais de 25 anos e sei da importância desta Secretaria. Agora, conheço a liderança do engenheiro Clebson, que certamente dará a dinâmica adequada à pasta", elogiou.
A Serp será responsável pelas áreas de resíduos (coleta, transporte e disposição final do lixo), resíduos da construção civil, coleta seletiva, iluminação pública, manutenção de próprios municipais, reciclagem e manutenção paisagística, inclusive das margens dos córregos, que hoje é de responsabilidade do Saae, administração de cemitérios municipais, dos mercados municipal e distrital, manutenção de vias pavimentadas (recuperação de pavimento, guias e sarjetas) e vias de terra (aproximadamente 219 quilômetros), operação tapa-buraco, implantação e manutenção de calçadas em áreas públicas, implantação e manutenção de ciclovias, implantação de praças, parques e áreas de lazer, implantação de quadras poliesportivas em concreto, implantação de quadras de areia, resíduos (sendo domiciliares hospitalares - de saúde - e de origem público originados de roçagens), implantação e manutenção de sanitários públicos e em feiras livres, manutenção de pontes e viadutos, varrição de ruas, avenidas e feiras, manutenção paisagística (roçagem, limpeza, corte e poda de árvores, pintura, manutenção de gradis, manutenção de academias ao ar livre etc).