Dia 21 tem passeio ciclístico do 'Pedala Sorocaba'

18/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Serão comemorados 5 anos de apoio e incentivo ao uso da bicicleta

 

O 5º aniversário do programa "Pedala Sorocaba" será comemorado pela Prefeitura de Sorocaba e pela Urbes – Trânsito e Transportes no dia 21 de abril, com um grande passeio ciclístico pelas ruas da cidade.

A concentração dos ciclistas está programada para as 8h30. A partir das 9h os grupos partirão de quatro pontos: Parque Campolim (zona sul), avenida General Carneiro, na praça Oxford (zona oeste), Parque dos Espanhóis (zona leste) e Carrefour Sônia Maria (zona norte). A festa vai terminar no Parque das Águas.

O percurso de cada ponto de saída até o Parque das Águas tem cerca de 7 quilômetros de extensão e a duração estimada é de cerca de 1h20.

Crianças, jovens e adultos podem participar do passeio que contará com o apoio dos agentes de trânsito da Urbes para a segurança de todos.

Sobre o Pedala Sorocaba

O Pedala Sorocaba faz parte de um plano cicloviário criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.

Sorocaba conta, atualmente, com mais de 106 km de ciclovias e o Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas. Do total de ciclovias, 103 quilômetros são para uso exclusivo de ciclistas e 3 quilômetros são de ciclofaixas.

O programa Pedala Sorocaba foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.

Bicicletas por toda parte

Sorocaba é reconhecida como uma cidade que incentiva o uso da bicicleta como modal do transporte. Lançado em maio de 2012, o Programa Integrabike de empréstimos gratuitos de bicicletas públicas conta 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.

A concepção básica do programa de bicicletas públicas parte do incentivo a utilização deste modal de forma a abranger os quesitos de sustentabilidade e da mobilidade urbana. Na concepção do projeto, a sua vinculação ao transporte coletivo permite à utilização das bicicletas como complemento de viagem, que pode ser para o trabalho, lazer, esporte, cultura, etc. Nesse sentido, não há um projeto para incentivar uma única modalidade de uso, e sim, o interesse em estimular que os deslocamentos sejam feitos por esse modal.

Até o dia 10 deste mês mais de 94.700 empréstimos de bicicletas via Integrabike haviam sido concretizados.

A cidade possui também 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas), além de 08 módulos comerciais (quiosques), com capacidade para acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um.

Compartilhe no Whatsapp