Casarão de Brigadeiro Tobias abriu as portas à melhor idade

18/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira (17), aproximadamente 40 pessoas da melhor idade tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao Casarão de Brigadeiro Tobias, no bairro rural que leva o mesmo nome, na Zona Leste de Sorocaba. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), a atividade faz parte da programação gratuita do "Zoo Cidade", que acontece até esta sexta-feira (19).

O "Zoo Cidade" tem como objetivo apresentar a biodiversidade local e os desafios ambientais de Sorocaba relacionados a sua conservação. Durante toda esta semana, os participantes estão aprendendo mais sobre os animais que hoje estão retornando à cidade, devido à melhoria do meio ambiente, seja nas áreas verdes e também nos corpos d'água.

Com a presença do secretário da Cultura e Lazer, José Simões de Almeida Junior, muitos idosos tiveram a oportunidade de visitar pela primeira vez e conferir a beleza arquitetônica de um prédio histórico construído em 1780 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo. Na sua construção foi utilizada a técnica construtiva de taipa de pilão, característica paulista, dificilmente encontrada em outras regiões do Brasil.

No local, eles também puderam aprender mais um pouco sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais da cidade relacionado a sua conservação. Brigadeiro Tobias é um bairro rural, com uma grande cobertura vegetal e rico em biodiversidade. Na região do Casarão, pode se avistar aves diversas (sanhaço, bem-te-vi, urutau, carcará), mamíferos (cachorro-do-mato, coruja, ouriço), répteis (jararaca, urutu cruzeiro) e anfíbios (sapos e rãs).

Durante a visita, o grupo também participou de um bate-papo sobre o Casarão de Brigadeiro Tobias, com a historiadora Sonia Nanci Paes. No local, eles ainda aprenderam mais um pouco sobre a história da cidade relacionada ao tropeirismo e a relação deles com o meio ambiente.

O Casarão de Brigadeiro Tobias é o registro permanente da importância do Tropeirismo. Antiga sede da Fazenda Passa Três, o casarão pertenceu a Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e desempenhou importante papel na atividade comercial de gêneros alimentícios e equipamentos para a prática do Tropeirismo. Era a saída para a capital da Província de São Paulo e vários outros pontos do Brasil.

A aposentada Julieta Rossi, de 86 anos, moradora da Vila Hortência é uma das participantes do Zoo Cidade. Acompanhada do grupo, foi a primeira vez que visitou o antigo casarão. "Estou adorando tudo isso. Aqui é muito bonito e eu sempre gostei de estar no meio do mato. Isso aqui faz bem pra cabeça", comentou.

Outra participante foi Nilza de Lima, de 63 anos, moradora do bairro Santa Rosália. "Para mim isso aqui tudo é novidade, só tinha ouvido falar do Casarão de Brigadeiro Tobias. É incrível este lugar, estou amando", afirmou. Ao final da visita, o grupo da melhor idade ainda plantou uma muda de árvore no local.

 

Programação na Flona

 

Para fechar a programação do "Zoo Cidade", nesta quinta-feira (18), a terceira idade fará uma saída a campo na Floresta Nacional de Ipanema (Flona). Para aprender um pouco sobre as florestas naturais do entorno, eles participarão de bate-papo, trilha ecológica, visita noturna na área histórica da Flona, entre outras atividades, e só retornarão a Sorocaba, às 10h de sexta-feira (19).

A atividade conta com apoio da Academia Nacional da Biodiversidade/ICMBio, Italian Alimentos e Floresta Nacional de Ipanema. Segue abaixo a programação completa:

 

Quinta-feira

9h - Saída do Zoo para Flona - Chegada e acomodação

11h - Bate-papo com o diretor da Flona (Importância da conservação da Biodiversidade)

12h - Almoço e finalização do teatro

14h - Trilha na Floresta (Afonso Sardinha)

17h - Retorno e Banho

19h - Jantar

20h - Visita noturna na parte histórica da Flona

22h - Preparação do teatro

22h30 - Apresentação do Grito e Teatro (avaliação) e Bingo da Biodiversidade

 

Sexta-feira

0h - Dormir

7h - Café da manhã e arrumar as coisas

8h - Premiação e encerramento

9h - Arrumar as coisas e o local para saída

10h - Saída para o Zoo

Compartilhe no Whatsapp