da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Se fosse um Estado independente, o eixo Sorocaba-Campinas já seria o segundo mais industrializado do país, perdendo apenas para São Paulo. Isso é o que mostra o estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), mostrada com destaque em reportagem da jornalista Camilla Veras Mota, do Valor Econômico desta terça-feira (16).
O estudo mostra que os centros produtores de Sorocaba e Campinas foram os grandes indutores da dinâmica de desconcentração que marcou a indústria de São Paulo entre os anos 2000 e 2010. Com 33,5% de participação no produto industrial do Estado, a região que compreende cidades como Jundiaí, Sumaré, Indaiatuba, Piracicaba, Itupeva e Rio Claro, entre outras, se aproxima cada vez mais da região metropolitana, que viu sua representatividade na indústria recuar de 42% para 38,1% em dez anos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Geraldo Almeida, destaca que o desempenho do eixo Sorocaba-Campinas no estudo, consolida a importância dessa região no contexto industrial e econômico do país. "Sorocaba recebeu muitos investimentos nos últimos anos, ancorados por Case, Toyota, as sistemistas da Toyota, Emerson e JCB, entre outros", destaca.
Para Haroldo Torres, um dos autores do estudo, o que surpreendeu, foi o ritmo acelerado de desconcentração. "A região de Campinas e Sorocaba ganha uma musculatura industrial que chama atenção. Se fosse um Estado independente, já seria o segundo mais industrializado do país, atrás apenas de São Paulo. Minas Gerais, o segundo, tem cerca de 10% de participação na indústria nacional", afirma ele.
Um dos fatores que contribuíram para essa evolução é a concentração de empresas como: Toyota, Hyundai, Honda, Stanley, Sumitomo, LG, Samsung, Huawei, ZTE, CJ e Ajinomoto, identificadas no estudo como "corredor asiático". Além dessas, no caso de Sorocaba acrescentam outros investimentos de porte como o da Case, a JCB, Emerson e as sistemistas da Toyota. "Nos últimos 20 anos, nenhuma montadora anunciou novas unidades na região metropolitana. Em contrapartida, de 2010 para cá, a Toyota construiu nova fábrica em Sorocaba e a Hyundai, em Piracicaba", acentua Torres.
Proximidade com a região metropolitana, oferta de mão de obra qualificada, existência de um sistema de transportes eficiente e de universidades e centros de pesquisa reconhecidos são atributos considerados por Torres como os grandes atrativos da região. A reportagem completa pode ser conferida aqui .