da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Desde o dia 1º de abril os artesãos de Sorocaba e cidades vizinhas, que desejam obter a carteira de identidade profissional, não precisam mais ir até São Paulo para fazer o pedido. O cadastramento e a respectiva solicitação à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) podem realizados na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).
Esse serviço, que facilita sobremaneira para os artesãos, é possível graças a um convênio entre a Secretaria das Relações do Trabalho (Sert) de Sorocaba com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado. Com o processo de desburocratização e informatização desses procedimentos, o cadastro dos artesãos é feito pela internet, sendo que Sorocaba é o primeiro município do interior a oferecer o benefício.
A medida proporciona além de maior facilidade na apresentação dos documentos, economia de tempo e dinheiro, uma vez que os artesãos não precisam se deslocar até a Capital. Com a carteira, além de comprovar ser um profissional, o artesão tem acesso a inúmeros serviços prestados pela Sutcaco, entidade promotora do artesanato paulista.
Conforme destaca Jorge Afeich, funcionário da Secretaria municipal das Relações do Trabalho (Sert) e Agente credenciado pela Sutaco em Sorocaba, até agora dez artesãos de Sorocaba já efetuaram a inscrição e já são profissionalmente reconhecidos. "O atendimento e o cadastramento são totalmente gratuitos, na hora, desde que apresentada toda a documentação necessária" , explica Afeich.
São inúmeras as vantagens para o artesão portador da carteira de profissional. A principal delas é poder acessar os inúmeros serviços prestados pela Sutaco, como a emissão de Nota Fiscal. Para se cadastrar, o artesão residente em Sorocaba ou em cidades da região, que não possuam convênio com a Sutaco, deve agendar um horário com o Agente de Cooperação.
Para o cadastro é preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma fotografia 2x2 ou 3x4 colorida e recente. Para a emissão da carteira será feito o teste de confecção e avaliação do artesanato. Para isso, o artesão deverá apresentar no mínimo três trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica para este teste.
O Agente da Sutaco em Sorocaba alerta que caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o artesão deve levar peças em três fases diferentes do processo de produção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. "Ainda assim, o artesão deverá completar uma das fases na presença do Agente", afirma.
Atualmente, cerca de 200 artesãos de Sorocaba e municípios da região são portadores da Carteira de Identidade do Artesão. O cadastramento é realizado na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), localizada na avenida General Osório, 1.840 – Vila Barão. Para mais informações (15) 3316-1633 ou www.sutaco.com.br .