Desoneração da cesta básica eleva o otimismo do setor supermercadista

12/4/2013 - Sorocaba - SP

 da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

São Paulo, 12 de abril de 2013 – A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou, em março, 37% de otimismo em relação ao cenário econômico atual e futuro. Isso representa uma elevação de dois pontos percentuais em comparação a fevereiro. Do total de entrevistados que responderam a pesquisa, 25% se mostraram pessimistas. Esse resultado representa uma queda de sete pontos percentuais quando relacionado ao mês anterior. Os que se mostraram neutros representam 33%.

A desoneração da cesta básica afetou positivamente a confiança do setor supermercadista, e a tendência é que em abril também haja elevação pelo mesmo motivo. Os indicadores dos próximos meses mostrarão como se comportará a confiança do setor ao longo de 2013.

Quando se fala do momento atual, 34,3% dos entrevistados mostraram otimismo, 33,7% pessimismo e 32,1% se mantiveram neutros. Sobre a expectativa futura, os resultados da pesquisa apontam 39,2% de otimismo, 15,7% de pessimismo e 45,1% de neutralidade.

O maior índice de confiança para as vendas nos supermercados e ao produto Interno Bruto brasileiro (PIB) em 2013 contribuiu de forma positiva para a elevação do otimismo do setor. Depois do baixo desempenho do PIB em 2012, a expectativa é que haja melhoras em 2013. Isso contribuirá para a geração de empregos e de renda da população e afetará, de maneira positiva, o setor supermercadista. De modo geral, diante da recuperação econômica brasileira, este ano as projeções apontam elevação.

 

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

 

 

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Compartilhe no Whatsapp