da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
No segundo semestre, a depender da Prefeitura, Sorocaba ganha sua primeira escola técnica federal. Trata-se de uma excelente notícia.
A escola será um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF/SP). Quando operar com plena capacidade, oferecerá, segundo seu reitor, prof. Eduardo Antonio Modena, 1.200 vagas de ensino técnico, tecnológico e destinado à formação de professores (licenciaturas), além de cursos de especialização e mestrado, tudo gratuito e de alta qualidade.
Criação recente do MEC, os Institutos Federais têm prerrogativas de universidade. Cada um deles é constituído por pluralidade de campus. O de São Paulo conta, só em nossa região, com cinco deles, respectivamente em Avaré, Boituva, Itapetininga, Salto e São Roque.
O reitor quer o Campus de Sorocaba funcionando logo. Prefere que os cursos comecem em prédios adaptados, deixando-se para um segundo momento da parceria a construção do prédio próprio na área – com mais de 40 mil metros quadrados - que Sorocaba está oferecendo em ponto próximo ao campus da UFSCar.
A Prefeitura garante, para funcionamento imediato da escola, o excelente conjunto de prédios da área administrativa da antiga Fepasa. São construções de muito boa qualidade, centrais e equipadas, inclusive, com praça e refeitório.
A possibilidade de um rápido avanço nessa matéria surgiu graças a uma convergência de interesses entre o governo municipal e as lideranças regionais do PT, entre as quais, a deputada federal Iara Bernardi, o deputado estadual Hamilton Pereira e os vereadores Izidio de Brito e Carlos Leite. Após uma conversação preliminar, a deputada Iara intermediou a vinda Sorocaba do reitor do IF/SP, acompanhados de seus assessores, para uma segunda conversação em que os pontos básicos foram definidos.
Desse modo, estão dadas as condições para a cidade contar com um campus do IF/SP ao qual, convicta de sua condição de Cidade Educadora, dará apoio similar ao oferecido à Fatec, à Unesp e à UFSCar.
Os entendimentos, iniciados sobre um amplo consenso suprapartidário, assim devem prosseguir, com foco exclusivamente no bem de Sorocaba, de seus trabalhadores e de sua juventude.
*Artigo publicado originalmente pelo jornal Bom Dia Sorocaba na edição desta quarta-feira (10/04/2013)