da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Sumitomo Electric Industries (SEI), uma das maiores fabricantes de cabos ópticos do mundo, inicia nos próximos dias as suas operações em Sorocaba. Em reunião com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o presidente da SEI Brasil Soluções Ópticas, Masakazu Shigehara, anunciou a chegada da empresa que vai gerar inicialmente 50 empregos diretos.
A empresa ocupará uma área na avenida Victor Andrews, na Zona Industrial, devendo iniciar as operações ainda este mês. A Sumitomo é a quarta maior produtora mundial de cabos de alto desempenho, e já fornece fibra óptica para a terceira maior produtora mundial do segmento, a Alcatel.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, disse que há alguns meses a empresa já vinha trabalhando para a instalação de sua planta em Sorocaba. Ele atribui a uma série de fatores a escolha da cidade para mais esse investimento. "Sorocaba é uma das mais atrativas do país para receber investimentos. Com a Sumitomo, das cinco empresas que produzem cabos de fibras ópticas no Brasil, três estão aqui", disse Almeida.
Também participaram da reunião os diretores da SEI Brasil Moacir Almeida e Susy Yoshie Morikawa. A empresa vai produzir e vender cabos ópticos, importação e venda de produtos de rede Lightware (conectores de montagem, engate de cabo, gabinetes, fechos e módulos separadores).
Conforme destacou Susy Morikawa, a decisão da Sumitomo em investir numa nova planta, levou em consideração o potencial de desenvolvimento da tecnologia de fibra óptica apresentada pelo Brasil, principalmente devido aos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Outro aspecto que pesou na decisão é a necessidade da adequação do Brasil às novas tendências mundiais na área de telecomunicação. "Escolhemos Sorocaba por possuir fatores fundamentais para o desenvolvimento do nosso negócio, como: localização estratégica, qualidade de vida aliada à facilidades, desenvolvimento e expansão industrial, capacitação profissional local e incentivos e gestão política", afirmou Susy.
Neste ano, esta é a segunda empresa a anunciar a instalação em Sorocaba. Em fevereiro a canadense ERS Serviços de Reciclagem de Eletrônicos, anunciou investimento de R$ 10 milhões em Sorocaba, gerando inicialmente 160 empregos.
Grupo
O Grupo Sumitomo iniciou suas atividades há aproximadamente 400 anos, com a extração de cobre nas montanhas do Japão. Com o crescimento de seus negócios, expandiu as atividades para o ramo elétrico em 1897 e atualmente está ramificada em diversos segmentos, tais como financeiro, industrial, automotivo.
Nesses segmentos o grupo fabrica cabos e fios de energia para aplicações industriais e transportes; cabos de fibra óptica e sistemas de acesso à redes; circuitos flexíveis para celulares e Hds; cablagem e painéis automotivos e ferramentas de corte e partes ópticas para processamento à laser.