Compra e venda de empresas pode ser realidade também para pequenas e médias

10/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Fusão de cervejarias, companhias aéreas, grandes magazines e bancos já fazem parte da rotina de uma economia globalizada e essas negociações são parte da estratégia para conquistar mercados, mas também servem de inspiração para que empresas menores, de atuação regional e até local, façam suas transações.

A região de Sorocaba, com sua vocação industrial e comercial, acaba sendo solo extremamente fértil para negociações envolvendo empresas, tanto em âmbito regional como nacional ou até mesmo mundial.

Se, por exemplo, uma empresa multinacional pretender se instalar no distrito industrial de Sorocaba e pretender partir de uma planta já em funcionamento detida por um empresário local, teremos a possibilidade de um negócio envolvendo uma grande empresa mundial, de um lado, e de outro uma pequena ou média empresa local. É justamente nesse ponto que o tema da compra e venda de empresas se mostra tão importante tanto para os grandes empresários como para os pequenos e médios, pois poderão estar juntos numa mesma mesa de negociações, mais cedo ou mais tarde. Dentro desse contexto os empresários locais e regionais devem estar atentos  para as oportunidades de mercado e, mais do que isso, preparados para que possam fazer bons negócios, com o menor grau de risco possível.

Há, também, a constante negociação de empresários de médio porte com outros do mesmo tamanho, justamente na tentativa de tornarem-se, juntos, maiores e com mais chances de competição com as empresas que estão chegando e acessando os mercados regionais a todo o tempo.

Do mesmo modo que ocorre na indústria o fenômeno da compra e venda de empresas e da negociação entre empresários acaba também atingindo o comércio, sendo bastante comum a ocorrência de negócios entre comerciantes locais e tradicionais, de pequeno ou médio porte, com comerciantes maiores, grandes magazines ou redes de supermercados nacionais.

Uma grande empresa mundial não deixa de ser, em alguma medida, um empresa de atuação regional em cada um dos lugares em que está estabelecida.

  

“A compra e venda ocorre em empresas de todos os tamanhos, aliás, como as pequenas e médias empresas existem em quantidade muito maior do que a grande empresa, obviamente são compradas muito mais pequenas e médias empresas do que grande empresas. Porém não se noticia a venda de pequenas e médias, daí a falsa impressão de que os negócios ocorrem somente com grandes empresas”, observa o advogado Vinícius Camargo Silva, da Camargo Silva, Dias de Souza Advogados.

O advogado explica que negócios de venda e compra de empresas são amplos, e não são restritos à compra e venda pura, mas também relacionados às parcerias joint ventures, associações, compartilhamentos de produção, consórcios, entre outros.

“Em nossa região, por exemplo, ocorrem negócios todos os dias envolvendo compra e venda de empresas e de participações societárias. Entram e saem sócios, compra-se a loja ao lado, conjuga-se a produção com a indústria próxima, e daí por diante”, conta.

Vinícius explica que faz parte da dinâmica da vida empresarial esse tipo de negócio, sendo, portanto, extremamente importante que o empresário, principalmente o pequeno e médio, tome todos os cuidados na hora de vender ou comprar uma empresa, firmar parcerias, ou negociar com participações societárias.

“Hoje há meios extremamente eficientes de se evitar dores de cabeça e prejuízos, porém esses meios precisam ser empregados antes que o negócio ocorra, pois depois não haverá como reverter os efeitos de um negócio estruturado de forma incorreta e deficiente”, alerta o advogado.

A compra de uma empresa poderá ser vantajosa, mas depende muito de cada caso, pois o empresário deve ter em mente que o objetivo será sempre otimizar e potencializar o desempenho ativo. A vantagem decorre de sinergias geradas pelo próprio negócio, com a eliminação de custos em duplicidade, aumento de geração de caixa, conjugação de portfólios de marcas, aproveitamento de distribuição e logística, utilização de pontos de venda, entre outras vantagens.

“Muitas vezes é mais eficiente adquirir um concorrente do que lutar com ele no mercado. Do mesmo modo, do ponto de vista econômico, faz todo o sentido uma entidade que possua mais tamanho, desde que mantenha eficiência e dentro disso custos competitivos”.

Por mais vantajoso que um negócio possa parecer, é preciso que os empresários, tanto o vendedor quanto o comprador, obtenham todas as garantias necessárias para que a transação tenha uma segurança jurídica, iniciando com os contratos de sigilo e confidencialidade, passando para due e legal diligence, que consistem em auditorias minuciosas sobre o ativo (empresa ou empresas) e a pessoa dos vendedores, desembocando em contratos, garantias, órgãos reguladores como o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) e SDE (Secretaria de Direito Econômico), que tem a função de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador, orienta o advogado Vinícius Camargo Silva.

EVENTO

“Compra, Venda e Negociação de Empresas” é o tema da palestra que será ministrada pelo advogado Vinícius Camargo Silva, da Camargo Silva, Dias de Souza Advogados, no dia 24 de abril, às 9h, no Cadoff Eventos. É direcionada a empresários, administradores, departamentos jurídicos, executivos e demais profissionais com atuação voltada à atividade empresarial. O evento é gratuito e as inscrições de participação podem ser feitas pelo telefone: (15) 3519-4888.

Na palestra serão destacados os principais aspectos dos elementos sempre presentes nessas negociações, abordando temas como: contratos de sigilo e confidencialidade; estrutura de Ofertas e Propostas de venda e compra; contratos prévios, preliminares e memorandos de entendimentos; contratos de compra e venda e LOI (Carta de Intenções); documentos societários; garantias dos alienantes e adquirentes, etc. Além disso, serão abordadas questões antitruste (SEAE, SDE e CADE). 

 

Sobre o palestrante - Vinícius Camargo Silva é advogado, consultor de empresas, professor, palestrante e conferencista. Mestre e doutorando em Direito pela PUC-SP, pesquisador do Governo Federal na área jurídica (CNPQ 1999-2001)

 

Serviço

Palestra: “Compra, Venda e Negociação de Empresas”

Data: 24 de abril

Horário: 9h

Local: Cadoff Eventos

Endereço: Rua Aparecida 1.470, Sorocaba-SP

Inscrições: (15) 3519-4888

Compartilhe no Whatsapp