Presidente da Câmara quer amplo debate sobre convênio entre Prefeitura e PM

31/1/2011 - Sorocaba - SP

Para o presidente do Legislativo, vereador Marinho Marte (PPS), não se deve perder de vista a valorização da Guarda Municipal.

O convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar para reforçar o policiamento em Sorocaba, a exemplo do que já acontece na capital do Estado, é motivo de preocupação para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS). “A segurança pública, por sua própria natureza, é muito complexa, e uma medida dessa magnitude precisa ser debatida com profundidade. Essa proposta terá que passar por uma ampla discussão e a Câmara Municipal é o fórum legítimo para isso”, afirma.

Para Marinho Marte, o Estado está sendo negligente com a carreira dos policiais militares. “É o governo estadual e não as prefeituras quem deve arcar com a melhoria dos salários dos policiais”, afirma. “E essa melhoria tem de ser real e não de forma paliativa, através da oficialização do ‘bico’, que tira dos policiais o seu merecido momento de descanso, contribuindo para aumentar o estresse da profissão”, acrescenta, enfatizando que “o investimento da Prefeitura em segurança pública deve ser feito na Guarda Municipal”.

Debate necessário — Marinho Marte observa, ainda, que, como Sorocaba poderá ser a primeira cidade do interior do Estado a celebrar convênio com a Polícia Militar, o papel do Legislativo no exame da medida se torna ainda mais relevante. “Assim como São Paulo está sendo vista como modelo do convênio para todo o Estado, Sorocaba servirá de referência para os demais municípios do interior, o que aumenta a necessidade de debatermos a questão com toda a sociedade”, enfatiza o presidente da Casa.

Para Marinho Marte, um dos pontos inegociáveis na questão é o fortalecimento da Guarda Municipal. “Hoje, o papel dos municípios na segurança pública se torna cada vez mais relevante e os nossos guardas municipais precisam ser valorizados, com uma remuneração digna e oportunidades de qualificação profissional”, enfatiza o presidente da Casa, ressaltando que a Guarda Municipal, que completou 23 anos em 2010, “já se tornou uma instituição reconhecida por todos os sorocabanos”.

Compartilhe no Whatsapp