ARTIGO DO PREFEITO - Passos à frente na saúde

9/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Três importantes medidas estruturantes, visando à melhoria dos serviços de saúde em nosso Município, foram adotadas na semana que se encerrou: a definição da área em que será construído o Hospital Público na Zona Norte, no local da antiga garagem da TCS, na Avenida Ipanema; o total apoio ao governo do Estado nas ações para a implantação do novoHospital Regional de Sorocaba, no quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares e a definição de um prazo de cento e vinte dias para entrada em funcionamento da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste.

Essas três providências serão tomadas sem prejuízo das ações que vêm sendo definidas, metódica e rapidamente pela Secretaria de Saúde do Município, visando a melhorar o desempenho da rede de Unidades Básicas, Unidades de Pronto-Atendimento e Unidades Pré-Hospitalares, transplantando para Sorocaba, com as necessárias adaptações, de medidas testadas e aprovadas em diferentes pontos do País e criando as soluções novas que se façam necessárias.

A repotencialização da rede de atendimento, por si só, deverá aumentar muito o nível de satisfação dos seus usuários. É medida necessária, mas insuficiente.

Áreas populosas da Zona Leste – Vila Haro, Barcelona, Parada do Alto, Barcelona e bairros adjacentes daquela parte da cidade – ressentem-se da ausência de uma UPH.

A consequência é uma sobrecarga da Santa Casa e das UPHs Norte e Oeste, que prejudica tanto os moradores daquelas áreas da cidade quanto os que, às voltas com casos mais graves e urgentes, deveriam receber atenção mais rápida da Santa Casa.

A UPH da Zona Leste terá um prédio definitivo em área pertencente ao Saae, no final da Rua Pedro José Senger, na Vila Haro, mas começará a atender no prazo definido pela Secretaria da Saúde em instalações provisórias.

O segundo Hospital Regional de Sorocaba, na Raposo Tavares, será o centro de referência para atender a região que, na prática, hoje a cidade não possui. Construído em regime de Parceria Público-Privada dará, à população das cidades no entorno de Sorocaba, o atendimento hospitalar a que elas têm direito, desafogando as unidades locais.

Por fim, mas não menos importante, a definição da área para o Hospital Público da Zona Norte, um terreno de 36 mil metros quadrados no nº 5.00l da Avenida Ipanema, no Jardim Botucatu, é a demonstração mais concreta do compromisso do atual governo de dotar a área mais extensa e populosa do município de um hospital com duzentos leitos.

Para construir o prédio que o abrigará, equipá-lo e garantir o seu funcionamento, o Município buscará parcerias com o governo do Estado, o governo federal, a iniciativa privada e a sociedade civil, de forma a garantir a efetiva prestação de serviços de qualidade, com total transparência.

Sorocaba é hoje, inegavelmente, o centro de aglomerado urbano que ignora limites municipais. Essa situação traz numerosas vantagens para nossa população, que se beneficia, por exemplo, dos postos de trabalho qualificado criados em cidades próximas, e tem como contrapartida problemas diante dos quais não se pode fechar os olhos nem cruzar os braços.

É à luz dessa filosofia que o governo municipal vem trabalhando, inclusive na área da saúde, investindo tanto na melhoria da rede de unidades já existente – e na criação de condições para que elas efetivamente trabalhem em rede – quanto na ampliação da infraestrutura. Os três fatos acima mencionados demonstram que as políticas públicas na área da saúde, em Sorocaba, se traduzem em ações que a nossa população pode visualizar, acompanhar e, como é de seu direito, fiscalizar.

 

*Artigo originalmente publicado pelo jornal Diário de Sorocaba na edição do último domingo (7/4/2013)

Compartilhe no Whatsapp