da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Aos 22 anos, ele foi escolhido para ser o único representante da América Latina no encontro mundial
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu na manhã desta sexta-feira (5), em seu gabinete, o jovem estudante universitário Luciano Frontelle, único representante da América Latina no encontro mundial proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a agenda de desenvolvimento Pós-2015, que ocorreu no final de março, em Bali, na Indonésia. "Estou muito feliz com o seu nível de conhecimento e as informações que trouxe para todos nós sobre esse evento, além, é claro, de saber que representou tão bem todos os jovens da América Latina", parabenizou Pannunzio.
Exatamente a 1 mil dias do prazo final para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que ocorrerá em 31 de dezembro de 2015, Luciano teve a oportunidade de apresentar os resultados do encontro mundial não só ao prefeito de Sorocaba, mas também à vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), Edith Di Giorgi, deputada federal, Iara Bernardi, deputado estadual Hamilton Pereira, presidente da Câmara de Sorocaba José Francisco Martinez e os vereadores Carlos Leite e Izidio de Brito.
Na ocasião, o jovem sorocabano solicitou o apoio do poder público municipal, estadual e federal. "Tive uma sorte grande em ter representantes das três níveis de governo e estou feliz, pois obtive um compromisso deles para que as pessoas tenham mais acesso à informação e que saibam que é possível opinar e influenciar as definições dessas novas metas para depois de 2015", comentou.
"Pedi o acesso aos jovens das unidades do Território Jovem e das escolas para formar parceiros nesse trabalho e garantir que teremos pessoas ajudando nas comunidades, empoderando os nossos jovens, para que eles sejam consultados e saibam que eles podem criar e atuar nas políticas públicas da nossa cidade", completou. Frontelle também solicitou apoio da Câmara de Sorocaba, da Assembleia Legislativa e da deputada Iara Bernardi em audiências públicas.
Em Bali, Luciano Frontelle levou as questões levantadas por alguns jovens de Sorocaba, que responderam a um questionário sobre as prioridades da comunidade, e outros mais de 10 mil jovens do Brasil, que levantaram as prioridades do país. Segundo ele, as três mais citadas pela juventude brasileira foram: educação básica de qualidade, governo honesto e atuante e a melhoria do sistema de saúde pública.
"Essa minha participação no evento foi uma oportunidade muito rica. Conheci outros 100 jovens do mundo todo que também estavam lutando para que todas as regiões do mundo possam dizer aos membros do seus governos, que participarão do evento da ONU em setembro deste ano, quais devem ser os novos compromissos dos governos para as próximas metas", conta Frontelle.
De acordo com Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania e Juventude, será firmado um convênio com a Pastoral do Menor, para que no segundo semestre deste ano, seja feita uma ação com os jovens sorocabanos. Luciano Frontelle será responsável por capacitar uma equipe de jovens para que trabalhem nos bairros de vulnerabilidade social onde a Pastoral do Menor atua na cidade.
"Queremos construir um mapa dos sonhos com a nossa juventude e, a partir disso, elaborar políticas públicas para os três próximos anos de governo. Essas pessoas vão ouvir a opinião e os sonhos de uma grande parte dos jovens de Sorocaba para assim termos um mapeamento representativo", explicou a vice-prefeita.
Para obter mais informações sobre o pós-2015, acesse aqui ou envie um e-mail para contato@pos2015brasil.org.