da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou nesta quinta-feira (4) o decreto para desapropriação da área onde será construído o Hospital Público da Zona Norte, publicado na edição desta sexta-feira (5) do jornal oficial Município de Sorocaba. Esta é a segunda medida anunciada nesta semana visando à ampliar o atendimento pela rede municipal de saúde.
Em sessão extraordinária na Câmara Municipal, o secretário da Saúde, Armando Raggio, anunciou que a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste (UPH) entrará em funcionamento no prazo de três meses.
O Hospital Público da Zona Norte se localizará no n.º 5.001 da avenida Ipanema, no Jardim Botucatu, em um terreno com mais de 26 mil m², que pertencia à antiga Transportes Coletivos Sorocaba (TCS). Com 200 leitos, o Hospital vai beneficiar o sistema de saúde como um todo, em especial, a Zona Norte, região mais populosa da cidade.
UPH Zona Leste
No prazo de três meses, a UPH Zona Leste entrará em funcionamento. Inicialmente, os atendimentos serão realizados em um prédio provisório, até a Prefeitura construir a unidade de saúde definitiva, numa área pertencente ao Saae no final da rua Pedro José Senger, na Vila Haro.
Segundo o secretário de Governo e Relações Institucionais, João Leandro da Costa Filho, a UPH que nasceu do compromisso de campanha de Pannunzio, ocupará um prédio alugado e o tempo até início do atendimento à população daquela região se deve aos trâmites necessários à locação do prédio, adequação do espaço e estruturação técnica e de equipamentos.
A UPH Zona Leste irá beneficiar em especial os moradores da Vila Hortência, Barcelona, Parada do Alto, entre outros bairros da Zona Leste. Ela integrará a rede de urgência e emergência da cidade com atendimento 24 horas por dia, desafogando a procura pelas UPHs Norte e Oeste e o Pronto-Socorro da Santa Casa.
Colaborou: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br