Sorocaba sedia encontro técnico sobre Rede de Atenção Psicossocial

5/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Prefeito Antonio Carlos Pannunzio participa de evento realizado, que contou com a presença de representantes dos Governos Federal e Estadual; municípios da região e ainda do Poder Judiciário.

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou, nesta quinta-feira (4), do encontro "Resgate da Cidadania: Tessituras de Novas Histórias em Sorocaba e Região", que marcou a realização da primeira reunião técnica da comissão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em dezembro de 2012 e que visa à elaboração de um plano de ação para a desinstitucionalização e adequação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade. Também durante o evento, foi apresentado o resultado do censo realizado no Hospital Vera Cruz, atualmente sob intervenção da Prefeitura de Sorocaba.

Além do prefeito de Sorocaba, a vice-prefeita Edith Maria di Giorgi e o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, que foram anfitriões do encontro organizado pelos comissão do TAC e realizado das 9h às 18h no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos; do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; do Ministério Público do Estado de São Paulo; da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo; do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo; Conselho Municipal da Saúde de Sorocaba (CMS) e das Prefeituras de Piedade e Salto de Pirapora e também de boa parte dos 48 municípios, que pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) 16. O secretário municipal de Saúde de Juiz de Fora (MG) foi convidado para contar sua experiência sobre o tema. Ainda marcaram presença no encontro os membros da comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba, os vereadores Fernando Dini, Izídio de Brito e Pastor Apolo.

Pannunzio, que abriu os trabalhos do período da tarde, destacou a ampla representatividade no evento. "Esta é uma demonstração de quanto este tema é importante e também da união entre as instituições e poderes constituídos na luta pela desospitalização", comentou.

O prefeito de Sorocaba fez questão de dizer que o município é plenamente a favor da desospitalização. "Sorocaba tem uma política pública de atenção à saúde mental adotado na rede municipal baseada no atendimento feitos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que não é focada nas internações. O município não se recusa a participar do resgate da cidadania dos pacientes dos hospitais psiquiátricos, mas precisamos do apoio dos Governos Federal e Estadual para colocarmos nosso plano de ação em prática", disse.

O secretário da Saúde, Armando Raggio, reforçou o apelo do prefeito. "Precisamos da ajuda da União, do Estado e dos municípios vizinhos para executarmos o plano de ação do TAC, para a desinstitucionalização das pessoas internadas em cada um dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba e região", falou. "Aliás, o plano será concluído nos próximos dias", completou.

Compartilhe no Whatsapp