da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba registrou entre janeiro e março, a contratação de 2.694 trabalhadores, intermediadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria muncipal das Relações do Trabalho (Sert). O desempenho deste primeiro trimestre apontou 41 contratações a mais que o mesmo período do ano passado, sendo março o de melhor desempenho com 948 trabalhadores colocados ou reinseridos.
Conforme destaca o secretário das Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, a expectativa é a de que este ano o desempenho do PAT seja igual ou melhor que 2012, quando intermediou a contratação ou recolocação de 11.160 pessoas no mercado de trabalho. "Estamos em um processo evolutivo no desempenho do PAT. O ano passado foi o melhor, desde a implantação do Posto em 1986", explica Firmino.
O secretário comemora o crescimento continuo no volume de contratações intermediadas pelo PAT, principalmente nos últimos quatro anos. "Nesse período conseguimos colocar ou reinserir no mercado de trabalho quase 25.000 candidatos. Se atentarmos para o fato de que, muitas vezes, esse profissional contratado é chefe de família, multiplica-se por três o número de beneficiados", afirma.
Luis Alberto Firmino lembra ainda da preocupação da Prefeitura de Sorocaba, com relação aos cidadãos que encontram dificuldade para a reinserção no mercado de trabalho. Por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), a Prefeitura oferece uma ampla gama de cursos de capacitação para que possam reforçar o currículo e com isso ampliar as chances. O PAT fica à rua Coronel Cavalheiros, 335 - Centro de Sorocaba.