Funcionários e reeducandos participarão de uma ação ambiental no Parque Ouro Fino

5/4/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta sexta-feira (5), às 10h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará uma ação ambiental com aproximadamente 25 pessoas, entre servidores municipais e reeducandos, no Parque do Ouro Fino. Além de serem capacitados sobre a importância da recuperação de nascentes e sobre a necessidade da recuperação das matas ciliares, eles farão um plantio de 250 mudas de árvores nativas no local.

"Essa será uma ação de grande relevância para que esses funcionários e reeducandos envolvidos com os processos de plantio e de manutenção de áreas recuperadas compreendam o impacto positivo de seu trabalho no processo de recuperação ambiental da nossa cidade", explica Rafael Castellari, chefe de divisão de Educação Ambiental da Sema. "Isso também valorizará o trabalho desses profissionais", completa.

No local, serão plantadas 250 mudas de cerca de 80 espécies de árvores nativas em uma das nascentes do parque do Ouro Fino. A ação finalizará o seu processo de recuperação, que teve início no minicurso "Recuperação de Nascentes", oferecido aos universitários de Sorocaba como uma das atividades da Semana do Rio Sorocaba. Além do plantio das mudas, haverá um bate-papo sobre a importância da conservação das nascentes e sobre a necessidade da recuperação das matas ciliares.

Com aproximadamente 96 mil m² de área verde, o Parque Ouro Fino oferece muitos atrativos naturais, como um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, que percorre as margens de córregos e nascentes. O local inclusive abriga a nascente modelo de Sorocaba. Georreferenciada e cadastrada pela Sema, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Contudo, devido ao histórico de ocupação da região, existem outras nascentes do parque que necessitam de ações que visem à recuperação de sua integridade.

De acordo com a Sema, a degradação das nascentes, causada principalmente pelo desmatamento e pela urbanização, é uma séria ameaça ao abastecimento humano e ao equilíbrio dos ecossistemas. Ao serem degradadas, diminui-se a qualidade da água e a vazão, podendo até mesmo causar a seca dos corpos d'água, afetando todos os seres vivos que dependem da água para sobreviver.

A proteção às nascentes está prevista em lei. De acordo com o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), as nascentes devem ser protegidas com o estabelecimento de uma Área de Preservação Permanente (APP). Também esta prevista em lei a necessidade de reflorestamento em APP cuja vegetação foi degradada.

O parque está localizado na rua Alexandre Caldini, 265, no Ouro Fino.

Compartilhe no Whatsapp