da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Educadores e alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba participarão de mais uma edição do programa "Estrada para a Cidadania", que será lançado nesta quarta-feira (3), na sede da Viaoeste, em Sorocaba. A iniciativa da concessionária, em parceria com as prefeituras, vai envolver 316 professores e 8.900 alunos apenas da rede municipal de Sorocaba.
O programa tem como meta desenvolver um conjunto de ações de caráter educacional, visando a consolidar conceitos de educação para o trânsito e educação ambiental. Ainda durante o mês de abril, 200 professores do 4º ano e 116 professores do 5º ano, do ensino fundamental de Sorocaba, passarão por capacitação para desenvolverem as atividades em classe.
Conforme explica a professora Suad Oliveira, da Secretaria municipal da Educação, após a capacitação, os professores já começam a aplicar as atividades em classe. O programa conta com material didático completamente exclusivo e leva em consideração a transversalidade das matérias, ou seja, busca inserir a Educação para o Trânsito e Meio Ambiente em diversas disciplinas.
Cerca de 5.300 alunos do 4º ano terão como tema "Trânsito", enquanto que 3.600 estudantes do 5º ano, trabalharão o "Meio Ambiente". "Além de receberem materiais didáticos sobre o tema, durante o ano os alunos e os professores participam de diversas atividades, entre elas o concurso de desenho "Arte na Estrada", que tem como foco a valorização das expressões artísticas e culturais dos alunos", explica Suad.
Desde o início do programa, em 2007, já participaram do Estrada para a Cidadania mais de 250 mil alunos e 12,5 mil educadores. A exemplo do ano passado, visando à inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material utilizado nas atividades do programa, será disponibilizado também em braile.
O conteúdo é constantemente atualizado, de acordo com a evolução da linguagem, das leis de trânsito, dos conceitos de Meio Ambiente e das dicas de cidadania. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também os familiares, com exercícios que precisam ser feitos em casa, atividade que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.