da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (1) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), foram confirmados 30 novos casos de dengue na última semana, elevando para 314 o número total de registros na cidade em 2013, sendo 263 autóctones, 50 importados e um ainda em investigação. Desde o início do ano até o dia 28 de março, foram notificados 5.937 casos suspeitos, sendo que 5.653 foram descartados. Também foi registrado um óbito pela doença na cidade, em fevereiro.
Apesar do número de casos de dengue confirmados nas últimas semanas estar menor do que registrado no mesmo período de 2011, ano em que a cidade também enfrentou um surto, a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, lembra que os sorocabanos ainda devem manter os hábitos preventivos contra a doença.
"Apesar de toda a sensibilidade da rede de assistência, notificação oportuna e a colheita imediata de material para a realização do exame laboratorial, a grande maioria dos pacientes confirmados com a doença foi atendida com, praticamente, uma semana do início dos sintomas. É fundamental que os cidadãos busquem mais precocemente as unidades de saúde", comenta Daniela. Além disso, ela lembra que o período mais crítico da dengue, tanto no município como no resto do país, ainda está em plena vigência, podendo mudar o atual cenário da doença em Sorocaba.
Dia de Combate na Regional Leste
As dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que pertencem à Regional Leste da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), vão participar do Dia de Combate à Dengue, que será nesta terça-feira (2), das 8h às 17h. Nesta data, todas as unidades promoverão atividades especiais em suas áreas de abrangência, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se manter os hábitos preventivos contra a doença.
De acordo com a diretora da Regional Leste da SES, Maria José Mitiko Nogami, as UBSs realizarão ações em parceria com a Seção de Controle de Zoonoses, escolas municipais e estaduais, grupos de caminhada e, como é o caso da unidade de Aparecidinha, em conjunto com o Território Jovem Iporanga, unidade mantida pela Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv).
"O objetivo do Dia de Combate à Dengue é sensibilizar o maior número de pessoas possível sobre a dengue. A ideia é que esse movimento tenha uma continuidade, para que as ações de combate e prevenção à doença não caia no esquecimento da população", comenta Maria José.