da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Conta uma lenda, baseada na mitologia grega, que o Rei Midas, meio atrapalhadão, um dia afirmou que a flauta tocada por Marsias, o sátiro, era muito melhor do que a harpa do deus Apolo, o que deixou irado o deus da música. Como castigo, este teria lançado uma maldição sobre Midas dando-lhe orelhas de burro. Para esconder a vergonha, o rei usava um turbante vermelho, mas quando o cabelo cresceu demais e precisou de um barbeiro, fez com que o homem jurasse segredo.
Sob pena de perder a vida, o homem que não podia contar nada a qualquer pessoa que fosse, um dia fez um buraco no chão e sussurrou a notícia a fim de se aliviar do segredo. O buraco foi coberto com terra e dele nasceu um junco que, ao soprar do vento, fazia uma barulho como que dizendo: "Midas tem orelhas de burro".
Essa é a tônica do projeto "Contação de Histórias" deste sábado (23), a partir das 15h, na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger". Destinado a crianças até 12 anos, a atividade conta com a participação de contadoras de histórias que utilizam de alguns utensílios domésticos de modo lúdico, transpondo suas formas à menção dos personagens.
A Biblioteca Municipal ainda promove mais uma edição do Contação na próxima semana, sábado (30), quando o duelo filosófico entre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, ganha vida na história de Sylvia Orthof, "Foi o ovo? Uma ova!". A Biblioteca fica no Alto da Boa Vista, na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, ao lado da Prefeitura. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3228.1955.