da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Para APAS, a desoneração é um dos fatores que colaboram para o maior otimismo do setor
São Paulo, 18 de março de 2013 - A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou 35% de otimismo em fevereiro, em relação aos cenários econômicos atual e futuro. Do total de entrevistados, 32% se mostraram pessimistas e 33% se mantiveram neutros. De acordo com a pesquisa, o momento atual aponta 28,6% de otimismo, 35,7% de pessimismo e 35,7% de neutralidade. Para o futuro, 41,4% estão otimistas, 28,6% pessimistas e 30% neutros.
Os resultados de fevereiro estão relacionados à conjuntura macroeconômica atual, que traz incertezas quanto ao cenário que se desenrolará em 2013. O comércio ainda sustenta a atividade econômica, porém com relativa desaceleração quando comparado a anos anteriores. Esse fato se deve pela ausência de investimentos e de incentivos às diversas atividades produtivas, que mantêm o ritmo de emprego e renda da economia. Reflexo disso é o baixo otimismo com relação à expectativa futura do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou redução em fevereiro em comparação a janeiro (de 53% para 43%).
O otimismo com emprego, vendas e juros foi positivo para um comportamento favorável da confiança do setor. Mesmo diante de um PIB com índices baixos, o setor supermercadista mantém o ritmo de crescimento de vendas e de emprego, contribuindo também para o aumento da atividade econômica.
De modo geral, as projeções apontam para a manutenção dos níveis de confiança em patamares elevados para 2013, diante da recuperação da economia brasileira, no que se refere principalmente ao crescimento do PIB, traduzido em mais emprego e maior renda, variáveis que influenciam o desempenho do setor. “Para que isso aconteça, devem haver mais incentivos aos investimentos no Brasil. A desoneração da cesta básica, por exemplo, é um fator que deve afetar positivamente a confiança do setor e isso poderá ser verificado no próximo indicador, referente ao mês de março”, diz João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS). A expectativa é de que o otimismo do setor se eleve nos próximos meses.
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.