da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com a presença de mais de 30 prefeitos e representantes dos municípios da região de Sorocaba, aconteceu na tarde desta terça-feira (19), o lançamento do programa Casa Paulista Microcrédito, iniciativa da Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que foi o primeiro a assinar a adesão, do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz.
Concebido em parceria com a Secretaria estadual de Habitação, o novo programa consiste em uma linha de crédito para mutuários da CDHU. Vai beneficair tanto mutuários adimplentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), como aqueles que já quitaram o imóvel.
Pannunzio agradeceu a visita do secretário e dos representantes dos demais municípios, ressaltando o grande serviço prestado pelo Banco do Povo Paulista. "Sorocaba se alegra por sediar um evento dessa natureza, que vai beneficiar tantas famílias com renda até 5 salários mínimos", disse o prefeito de Sorocaba.
Já Carlos Ortiz, reforçou que todo o recurso que será disponibilizado nesse novo programa, é 100% do governo estadual. "As prefeituras não terão contrapartida. E a pedido do governador Geraldo Alckmin, já estamos estudando a ampliação desse benefício para todos os trabatalhadores paulistas que ganham até 5 salários mínimos", anunciou.
Conforme revelou o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, o Casa Paulista Microcrédito deverá beneficiar 58 cidades da região de Sorocaba, com aproximadamente 34,2 mil unidades habitacionais. O objetivo da ação é oferecer empréstimos para a realização de reforma, ampliação ou adequação das moradias.
A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra, em até 50% do valor do material. "A ação contribui para a melhora na qualidade de vida e autoestima. Trata-se de uma importante ferramenta para melhorar a condição do imóvel dos moradores da CDHU", afirma o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz.
O programa de microcrédito da Sert oferece empréstimos, que variam entre R$ 200 e R$7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas. A taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre as instituições financeiras do país. Entre os requisitos para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, estar adimplente com a Companhia.
Os sorocabanos que se enquadram no programa podem obter mais informações no Banco do Povo Paulista, localizado à avenida Afonso Vergueiro, 1.927. Pelo site bancodopovo.sp.gov.br ou pelos telefones 3237-4881 ou 3237-4878.