Número de casos de dengue em Sorocaba sobe para 253

19/3/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Deste total,, 210 são autóctones e 43 são importados: o município encontra-se em surto. Há registros de ocorrências em todas as regiões da cidade.

 De acordo com o novo Boletim Epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (18), pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), já são 253 casos de dengue confirmados na cidade em 2013. Deste total, 210 são autóctones e 43 são importados. Desde o início do ano até o dia 15 de março, foram notificados 4.183 casos suspeitos, sendo que 3.930 foram descartados. Também foi registrado um óbito pela doença na cidade neste ano, registrado no dia 15 de fevereiro.

O boletim aponta ainda que há casos de dengue registrados em todas as regiões da cidade, delimitadas por área para as ações da Seção de Controle de Zoonoses. A região que compreende bairros como o Parque Esmeralda, Jardim Simus, Wanel Ville e Quintais do Imperador, na Zona Oeste, é a que concentra o maior número de casos da doença. Em seguida, está a área que abrange bairros como Parque Vitória Régia, Herbert de Souza, Parque das Laranjeiras e Jardim Maria Antônia Prado, na Zona Norte.

Os gráficos que mostram a situação epidemiológica da dengue em Sorocaba nos últimos anos apontam que o número de casos confirmados da doença em 2013 estão praticamente iguais aos registrados no mesmo período de 2011, ano em que a cidade também enfrentou um surto.

Porém, nas últimas quatro semanas, observa-se um número de casos menor de casos confirmados semanalmente. Na opinião da diretora de Área da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim, provavelmente isso deve-se às ações desenvolvidas no município, de controle e combate à doença. Mesmo assim, Daniela volta a pedir à população que continue se esforçando no combate ao mosquito transmissor da dengue. "O Outono está chegando e as temperaturas devem ficar mais amenas. Mesmo assim, é fundamental manter os mesmos cuidados preventivos contra a dengue, já que reforçamos que o período mais crítico da doença estende-se até o início do Inverno", explica.

Compartilhe no Whatsapp