da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Compostagem doméstica, mini-horta, reprodução de mudas e viveiros, bonsai, reaproveitamento de alimentos e construções sustentáveis. Essas são algumas das oficinas gratuitas, que serão realizadas a partir deste mês no Parque Natural "Chico Mendes". Na próxima segunda-feira (25), será realizada a oficina de compostagem doméstica, das 9h às 11h. As pessoas interessadas em participar da atividade de Educação Ambiental podem se inscrever até sexta-feira (22), das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo desses cursos é de restabelecer o contato das pessoas com a natureza, enfatizando a importância da preservação e conservação das espécies da flora e os cuidados que devemos ter para mantê-las, bem como realizar práticas para a melhoria da qualidade de vida e até a possibilidade de geração de renda.
A compostagem doméstica é uma solução eficaz para reciclagem de lixo orgânico. Além do impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir o volume de resíduos orgânicos depositado nos aterros sanitários, a prática possibilita a fabricação de fertilizantes nutritivos para serem usados em hortas, vasos e jardins sem nenhum custo.
Nesta oficina, os participantes terão contato com os processos de decomposição e receberão orientações de como fazer uma gestão sustentável de resíduos orgânicos em suas casas, por meio de uma composteira doméstica. A ideia é mostrar como reaproveitar restos de alimentos, formando composto de adubo. Cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café, saquinhos de chá, podas de jardinagem, guardanapos de papel e palitos de fósforo, são alguns exemplos.
Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas por oficina. O "Chico Mendes" está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.