Universitários já podem se inscrever para um minicurso de recuperação de nascentes

14/3/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A atividade é gratuita e acontecerá na manhã do dia 23 de março, num sábado, no Parque do Ouro Fino.

 Na próxima semana, dia 23, das 8h às 12h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará gratuitamente o minicurso "Recuperação de Nascentes", no Parque do Ouro Fino. Os universitários interessados em participar devem se inscrever pelo telefone 3219.2280. As vagas são limitadas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, a atividade faz parte de uma programação especial que será realizada entre os dias 18 e 24 março para comemorar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, lembrados no dia 22 de março. "Além de contribuir para a difusão do conhecimento entre estudantes universitários sobre a importância da recuperação de nascentes, a ação também trará benefícios diretos ao nosso parque", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.

Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre as metodologias de recuperação de nascentes e irão vivenciar uma experiência prática, com o objetivo de recuperar uma delas localizada no próprio parque. Inclusive, haverá um plantio de mudas de árvores nativas no entorno dessa nascente.

Com aproximadamente 96 mil m² de área verde, o Parque Ouro Fino oferece muitos atrativos naturais, como um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual que percorre as margens de córregos e nascentes.

O "Ouro Fino" inclusive abriga a nascente modelo de Sorocaba. Georreferenciada e cadastrada pela Sema, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Contudo, devido ao histórico de ocupação da região, existem outras nascentes do parque que necessitam de ações que visem a recuperação de sua integridade.

De acordo com a Sema, a degradação das nascentes, causada principalmente pelo desmatamento e pela urbanização, é uma séria ameaça ao abastecimento humano e ao equilíbrio dos ecossistemas. Ao serem degradadas, diminui-se a qualidade da água e a vazão, podendo até mesmo causar a seca dos corpos d'água, afetando todos os seres vivos que dependem da água para sobreviver.

A proteção às nascentes está prevista em lei. De acordo com o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), as nascentes devem ser protegidas com o estabelecimento de uma Área de Preservação Permanente (APP). Também esta prevista em lei a necessidade de reflorestamento em APP cuja vegetação foi degradada.

O parque está localizado na rua Alexandre Caldini, 265, no Jardim Ouro Fino. Segue abaixo a programação:

 

8h – 8h30 - Bate-papo sobre a importância da conservação das nascentes

8h30 – 9h - Apresentação do Programa de Recuperação de Mata Ciliar e Nascentes de Sorocaba (César Augusto C. Scaglianti, Eng. Agrônomo – Sema Sorocaba)

9h00 – 9h30 - Projeto de recuperação das nascentes do Parque Ouro Fino e visita a nascente modelo de Sorocaba. (César Augusto C. Scaglianti, Eng. Agrônomo – Sema Sorocaba)

9h30 – 10h - Coffee-break

10h – 11h - Palestra "Recuperação de Nascentes" (Prof. Dr. Marcos Eduardo Paron – IFSP Campus São Roque)

11h – 12h - Plantio de mudas

Compartilhe no Whatsapp