da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba recebeu, nesta quarta-feira (13), a nata do desenvolvimento veicular do Brasil. O 3º Simpósio Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) Brasil de Dinâmica Veicular, reuniu no auditório do Parque Tecnológico, cerca de 200 engenheiros de desenvolvimento e consultores de desenvolvimento das montadoras, sistemistas e autopeças, discutindo a dinâmica que predomina nos veículos em movimento.
Outro importante assunto em pauta foi o programa de incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto). Em vigência desde 1° de janeiro deste ano, esse programa concede benefícios fiscais às montadoras que se instalarem no país ou que se comprometam a investir em tecnologia ou eficiência energética.
O presidente do Parque Tecnológico, Vitor Lippi, fez a abertura do evento, saudando os visitantes e destacando a importância para a cidade em reunir especialistas de várias regiões do Estado e do País. "Se o assunto é a inovação, é a alta tecnologia a serviço das pessoas, que vai refletir na segurança delas, é com muito interesse que recebemos o evento", disse Lippi.
Conforme explicou Ronaldo Bianchini, gerente da SAE Brasil, a dinâmica veicular é o estudo da interação entre veiculo, condutor, ambiente e reações de carga. Ela é baseada principalmente em mecânica clássica, mas pode também envolver física, química, elétrica, psicologia etc. "O estudo da melhoria contínua da segurança e direção confortável é muito importante na dinâmica veicular", resalta.
Bianchini destacou que a maioria dos usuários não têm conhecimento, mas um grupo de engenheiros trabalham muito para esse desenvolvimento, para o carro ficar muito mais confortável, mais estável, mais seguro. "Com essa tecnologia, trazemos os veículos brasileiros mais próximo dos do primeiro mundo, se é que ainda há alguma diferença", conclui.
Dividido em painéis, o evento contou com diversos palestrantes, especialistas de empresas e universidades, abordando temas como segurança, cuidado com o meio ambiente, eficiência energética e conceitos do Inovar Auto, entre outros. Após cada palestra o público também podia participar, com perguntas e respostas e debates sobre os temas apresentados.