Hora de lucrar com a Páscoa

13/3/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Mais uma data de forte apelo comercial se aproxima: a Páscoa, no dia 31. Mesmo o comerciante que ainda não se planejou pode tomar algumas providências para aproveitar a oportunidade e dar impulso às vendas.

Se a concorrência saiu na frente, fique atento ao que os outros estão fazendo e procure ter um diferencial. A micro e pequena empresa (MPE) tem a vantagem de ser flexível, o que permite mudanças de rumo com rapidez.

Pense no que levará o cliente a optar por você e não pelo vizinho. O carro-chefe da Páscoa é o ovo de chocolate, mas não se limite a ele. Ofereça alternativas como cestas ou kits alusivos ao tema, incluindo itens não alimentícios (flores e perfumes, por exemplo). Dê ao consumidor uma opção que vai além do básico.

Quem faz ovos de Páscoa tem a possibilidade de experimentar variações do doce. É a hora de mostrar algo exclusivo, personalizado, com uma embalagem especial. A criatividade é importante nessa hora.

Quanto à gestão, tome cuidado com o estoque. Calcule bem para não faltar. Dizer ao consumidor que o que ele procura acabou é frustrante. Sobrar mercadoria é pior ainda: passada a data, o que não teve saída vira encalhe.

Como nessas ocasiões o movimento aumenta, reorganize o espaço físico da sua loja para comportar o público e, principalmente, atenção com o atendimento, ponto crucial para a imagem do negócio. Ele deve primar pela qualidade sempre, porém, quando há mais gente na loja, a possibilidade de ocorrerem situações de estresse aumenta. Oriente a equipe e certifique-se de que todos estão a par das novidades.

O estabelecimento que não trabalha com ovos de Páscoa não deve ignorar a data. O primeiro passo é fazer uma decoração com motivos ligados ao tema. Presentear o cliente com brindes como um chocolate ou bombom é um agrado que marca e fará com que ele volte.

Por fim, fica a recomendação: nas próximas datas – Dia das Mães, dos Namorados, etc. – trace um plano de ação e coloque-o em prática com, no mínimo, 60 dias de antecedência. Lembre-se que vender, muitas vezes, é como um jogo de sedução e a conquista só ocorre se você tiver a atitude certa no momento certo.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

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