da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio apresentou, na noite da última segunda-feira (11), ao prefeito e vice-prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli e Josué da Costa Guimarães Filho, respectivamente, o Centro de Operações e Inteligência (COI), instalado na Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), no Jd. Ana Maria, Zona Norte.
O município vizinho estuda a implantação de um modelo semelhante ao sorocabano, que centraliza os sistemas de monitoramento por vídeo, rádio e denúncias por telefone e servir como uma central de envio de materiais para as forças de segurança da cidade 24 horas por dia. O secretário da Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, explicou que o COI funciona com 41 câmeras, espalhadas em escolas, parques e na área central da cidade.
O sistema também reproduz as imagens geradas pelos equipamentos de monitoramento do trânsito da Urbes. "Os equipamentos tem comprovadamente grande importância nas ações de segurança, facilitando o planejamento das ações e atendendo necessidades também das Polícias Civil e Militar de do Poder Judiciário", afirma.
De acordo com comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Benedito Zanin, outro aspecto positivo é o COI funcionar como uma grande rede de monitoramento em tempo real, o que permite "mais agilidade nas autuações de em flagrante, de um forma rápida e objetiva, garantindo a intervenção permanente da corporação em situações de delito".
As câmeras instaladas pela Sesco são de tecnologia avançada, com zoom de 35 vezes. Com isso, é possível a identificação de indivíduos, de placas de automóveis e até de práticas criminosas. Os aparelhos da marca têm giro horizontal de 360 graus e inclinação vertical de até 75 graus. Os dados são transmitidos diretamente por fibra ótica para os servidores do COI.