da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio esteve no início da noite desta segunda-feira (11) na Secretaria da Segurança Comunitária (Sesco), no Jardim Ana Maria, na Zona Norte, onde conversou com oficiais da Guarda Civil Municipal. O prefeito parabenizou a corporação pelo atendimento às ocorrência durante a chuva do último sábado (9), em especial, os seis oficiais que atuaram no resgate de dois homens, que se afogavam no cruzamento da Av. Américo Figueiredo com a Rua Cecília Meireles, no bairro Cidade Jardim, na Zona Oeste.
Sorocaba registrou 76 mm de chuva durante 1 hora e meia no último sábado – o equivalente a 40% do volume inicialmente previsto para todo o mês de março. Pannunzio destacou que cumprimentava a GCM em nome da cidade, pois a formação contínua da corporação vem colaborando com os índices de segurança da cidade e atendendo as expectativas dos cidadãos.
"A chuva foi mais intensa do que o esperado. Numa cidade com uma corporação menos preparada, desastres maiores poderiam ter acontecido. Vocês demonstraram muito valor e coragem, arriscando a própria vida em favor da população, motivo de orgulho para todos os sorocabanos", destaca.
Avaliação de riscos
O acidente na Av. Américo Figueiredo aconteceu por volta das 21h do sábado (9), quando uma moto tombou devido ao transbordamento do córrego no cruzamento com a Rua Cecília Meireles. O motociclista ficou preso e outro homem parou para resgatá-lo, mas não conseguiu. Responsável por puxar os dois homens fora da enxurrada, o GCM Luiz Augusto Cortez Devai confessa que se assustou ao se deparar com o volume de água no local, após as viaturas Romu 786 e 764 atenderem ao chamado por rádio, juntamente com os oficiais Castro, Juscelino, Borges, Nestor e Schudeler.
Cortez informou que a primeira medida foi avaliar os riscos de segurança não só dos dois homens, mas de outros moradores que estavam no local tentando prestar socorro e dos próprios GCMs. "A água é muito traiçoeira: a força era muito grande. Uma das pessoas inclusive estava desistindo, pois não conseguia se segurar", revela.
Com o apoio dos moradores que observavam o cenário, os GCMs amarraram uma corda em uma árvore, permitindo que os dois homens fossem resgatados. "A situação era muito tensa, pois tivemos que avaliar todos os riscos e tomar uma decisão rápida. Graça a Deus, deu tudo certo e foi muito gratificante", conclui Cortez.