Sorocaba registra 217 casos de dengue em 2013

12/3/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Deste total, 175 (80,6%) são autóctones e 42 (19,4%) são importados

 Boletim Dengue - 11/3/2013

 A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área da Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (11) os números atualizados da dengue na cidade. Entre os dias 1º e 8 de março, foram registrados 28 novos casos da doença. Assim, sobe para 217 o número de sorocabanos que contraíram dengue em 2013, sendo que 175 pessoas foram contaminadas na própria cidade (casos autóctones) e 42 contraíram a doença em outros municípios (casos importados). No dia 15 de fevereiro, foi registrado na cidade um óbito pela doença.

Todos os casos registrados em Sorocaba neste ano tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas. Em algumas localidades, foi realizada a nebulização (aplicação de inseticida).

Porém, para evitar o avanço da dengue na cidade, a população deve colaborar e adotar os hábitos preventivos. Todos os objetos que acumulam água devem ser eliminados, pois a única maneira eficaz de evitar a doença é o combate ao mosquito transmissor.

A SES recomenda que as pessoas vistoriem a residência uma vez por semana. "É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, se não existem objetos espalhados pelo quintal e vasos de plantas que acumulem água da chuva. Caixas d´água devem estar bem vedadas e os vasos sanitários com pouco uso precisam ficar tampados", orienta Daniela Valentim dos Santos, diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES.

Compartilhe no Whatsapp