987 sorocabanos deixaram a informalidade no 1º bimestre

12/3/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os empreendedores informais carregam a incerteza na hora de projetar o futuro. Na rotina de muitos deles, não há espaço para planejar gravidez, programar aposentadoria e receber auxílios previdenciários. Ficar impossibilitado de trabalhar por exemplo, nem pensar, mesmo diante de um problema mais grave. A não ser que haja dinheiro guardado, o que não é muito comum.

Justamente para mudar esse quadro é que a Prefeitura de Sorocaba vem desenvolvendo campanhas permanentes para formalização dos trabalhadores informais do município. Os números de formalizados mês a mês comprovam maior consciência da importância em estar legal. No primeiro bimestre de 2013, quase 1.000 deixaram a informalidade, passaram a contar com os benefícios acima e já vislumbram novos horizontes.

O ambiente favorável aos empreendedores individuais, criado pela Prefeitura de Sorocaba, proporcionou nos últimos meses, a 217 deles, não só a chance de melhorar a gestão e consequente crescimento, mas também a mudança de categoria. Passaram da condição de empreendedor individual, com faturamento até R$ 60 mil, para microempresa, cuja receita anual chega aos R$ 300 mil.

Com o atendimento permanente no Espaço Empreendedor e campanhas como o Mutirão da Formalização, a Prefeitura de Sorocaba fechou o primeiro bimestre com 987 novos empreendedores individuais formalizados. Os números foram atingidos computando as inúmeras ações desenvolvidas durante o mês de fevereiro, além de palestras da divulgação permanente.

Dessas formalizações, 52,9% são profissionais prestadores de serviços, 31% empreendimentos comerciais e outros 7% relacionados a pequena indústria, com fabricação de produtos. Os números de 2013, computam 175 formalizações a mais, se comparado ao desempenho do mesmo período do ano anterior. "A meta é atingir este ano os 6 mil pessoas formalizadas", afirma o secretário das Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino.

Com as formalizações de 2013, Sorocaba já reduziu em cerca de 12.500 o número de trabalhadores informais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontaram que no final de 2010 Sorocaba registrava cerca de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade. A mudança está acontecendo graças às inúmeras ações da Prefeitura, como o Mutirão da Formalização, o Apareça e Cresça e ao trabalho permanente realizado no Espaço Empreendedor.

No local, além da orientação ao empresário ou trabalhador por conta própria sobre as muitas vantagens da formalização é possível se o cidadão portar os documentos necessários, sair devidamente formalizado. Para quem se formaliza, o custo é muito baixo, levando-se em consideração os benefícios que terá depois. "É uma oportunidade não só para deixar a informalidade, mas também de crescer, prosperar, abrir novas possibilidades, ganhar mais", ressalta o secretário das Relações do Trabalho.

Compartilhe no Whatsapp