'Cel. Fernando Prestes' já recebe novo piso

28/1/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

As obras para substituição do piso do Centro avançam em novas etapas. Após a instalação de mais de 1.000 m² do novo piso no Bulevar Braguinha, a Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta quinta-feira (27) os serviços para o assentamento das peças em ladrilho hidráulico na Praça Cel. Fernando Prestes. Durante esta semana, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) vem acompanhando o começo da remoção do antigo piso em porcelanato no entorno do Mercado Municipal, na Praça Carlos de Campo e no Largo de São Bento.


A Praça Cel. Fernando Prestes foi um dos primeiros locais onde a Prefeitura iniciou a remoção do antigo piso, ações que já chegaram a cerca de 5 mil m² da praça, ao redor da Pérgola. A implantação do piso em ladrilho hidráulico começou nesta semana em razão dos ladrilhos serem maiores em relação aos usados nas calçadas e nos bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. Visualmente, os ladrilhos também são cinza com algumas peças vermelhas, sendo que nas laterais eles são amarelos e do modelo direcional, visando facilitar o deslocamento de deficientes visuais. Atendendo às normas de acessibilidade, as esquinas terão pisos do tipo tátil, voltado às pessoas com mobilidade reduzida e que, por exemplo, façam o uso de cadeiras de rodas ou andadores.


No Bulevar Braguinha, os trabalhos prosseguem no trecho entre o Bulevar Barão do Rio Branco e a Rua Monsenhor João Soares. Ao todo, são 38 mil m² do antigo piso em porcelanato que serão substituídos pelo ladrilho hidráulico. Conhecido como “piso padrão”, o modelo foi definido pela Prefeitura a partir de uma enquete, quando foi escolhido por 89% dos 1.746 entrevistados. O piso foi considerado menos escorregadio.


Os locais onde estão sendo retirado o antigo piso para a implantação do novo estão sinalizados e isolados por telas, para garantir a segurança dos pedestres e não prejudicar o funcionamento do comércio. Conforme as obras terminam em determinado setor, a estrutura de isolamento também é deslocada, para acompanhar o andamento dos trabalhos. O prefeito Vitor Lippi avalia como positivo o andamento das obras e agradece aos trabalhadores, frequentadores, comerciantes e moradores do Centro pela colaboração.

Compartilhe no Whatsapp