da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Apesar de conhecer o prefeito Antonio Carlos Pannunzio de sua vida parlamentar, em Brasília, a diretora representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Moira Paz-Estenssoro, fez uma visita de cortesia ao chefe do Executivo sorocabano, na manhã desta sexta-feira (8).
Em companhia do executivo senior, José Rafael Neto, Moira aproveitou para lembrar da parceria no financiamento do Sorocaba Total e que colocou Sorocaba, juntamente com Feira de Santana (BA), como os primeiros municípios brasileiros a usufruir do empréstimo da instituição, anteriormente chamada de Corporação Andina de Fomento (CAF). Quando foi criado, em 90, o Banco era responsável por 8% do financiamento em projetos na América Latina.
No ano passado esse número atingiu os 35%. "O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) responde por 37% dos financiamentos", comentou a executiva da instituição que, atualmente, empresta U$ 8,5 bilhões ao ano e, até 2017, deverá dobrar seu potencial de ajuda aos países latinos. "Somos o primeiro agente financiador de infraestrutura e de energia", comemorou.
Sobre a parceria com a CAF, Pannunzio disse que há possibilidade de novos empréstimos para investimentos na infraestrutura urbana, principalmente, pelo excelente relacionamento com o banco, o que possibilitou uma mudança total no panorama viário de Sorocaba.
Segundo Moira Paz-Estenssoro, o Brasil é uma importante carteira na América do Sul, perdendo apenas para a Argentina, "mas porque o país não conta com outra alternativa de financiamentos, como é aqui", explicou.
Em agradecimento à visita, o prefeito Pannunzio ofereceu um brasão sorocabano a Moira, presenteando-a, ainda, com um exemplar de "Grande Sertão Vereda", de Guimarães Rosa. "É um privilégio lhe entregar um símbolo que retrata parte da história de Sorocaba, e que tem valor especial para cada um de nós. Quanto ao livro, espero que lhe agrade, pois sei que aprecia a boa leitura", expressou Pannunzio em agradecimento à visita.