da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os 28 membros do Conselho de Desenvolvimento da Cultura (CDC) tomaram posse na noite de terça-feira (5), em solenidade no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista.
Com a presença da vice-prefeita Edith Di Giorgi, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o secretário da Cultura e Lazer (Secult), José Simões de Almeida Junior, que assume a presidência do Conselho, houve a posse dos 14 representantes da sociedade civil organizada e dos 14 indicados pela Prefeitura.
Para Simões, que expôs no local da solenidade parte do material que já foi produzido pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc), o papel do CDC é importante por reunir pessoas dos organismos que atuam na produção cultural. "Agentes que poderão dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no município, colaborando para a materialização do nosso imaginário cultural", comentou.
Edith Di Giorgi avaliou a Secretaria da Cultura como um instrumento, hoje, mais fortalecido em seus objetivos. Uma pasta, segundo disse, "que se destaca na administração de Pannunzio". Para ela, o papel da Secult e as atividades do CDC vão vislumbrar a cultura pluralista e não só a voltada à elite: "Temos que incentivar a cultura do idoso, a cultura do jovem, a cultura feminina, a cultura da maioria; e, assim, levar a produção de Sorocaba muito mais longe", enfatizou.
O CDC ficou composto por José Simões de Almeida Junior (presidência), Rosane Nunes (Titular) e Jaime Balbino da Silva (Suplente), na área de Artes Cênicas; Fabiana Chiringuello (Titular) e Adriana Rodrigues Dias (Suplente), em Artes Visuais; Fábio Eloi da Silva (Titular) e José Egidio do Amaral (Suplente) em Cinema e Vídeo; Marisa Telo (Titular) e Nicanor Filadelfo Pereira (Suplente), em Letras; Francisco Ferreira Lopes (Titular) e Laura Calina (Suplente), em Música; José Raimundo de Queiroz (Titular) e Mario da Silva Pereira (Suplente), em Formação Cultural, e Sabrina Tenguan (Titular) e Edna Araujo (Suplente) em Patrimônio Histórico e Cultural. Esses membros representantes a sociedade civil.
Pela Prefeitura: em Artes Cênicas, Luís Cláudio Machado (Titular) e Tania Boy (Suplente); em Artes Visuais, Júlio Veredas (Titular) e Peterson Ruiz (Suplente); em Cinema e Vídeo, José Raul Araújo (Titular) e Thaís Emília Teixeira Marques (Suplente); em Letras, Luciana Coutinho Pagliarini de Souza (Titular) e Maria Cristina Perez Vilas (Suplente); em Música, Luciane de Lima (Titular) e Rafael José Godinho (Suplente); em Formação Cultural, Cláudio Lucia Gravina (Titular) e Marcélia Picanço Valente (Suplente), e em Patrimônio Histórico e Cultural, Claudia Tavares Ribeiro (Titular) e José Rubens Incao (Suplente).