da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
"Conviver com um câncer é um grande desafio. Na maioria das vezes, o diagnóstico da doença acarreta transtornos emocionais e sociais na vida dos pacientes. O tratamento (quimioterapia e cirurgias) concentra-se no aspecto físico da doença, deixando em segundo plano o impacto emocional no paciente."
É o que diz a psico-oncologista Luizeta de Miranda. Ela é uma das profissionais que atuam na ONG Revida que existe há 24 anos em São Paulo e há 10 em Sorocaba.
E foi pensando em tratar exatamente o aspecto psicológico e emocional de pacientes e ex-pacientes com câncer, que desde 2007 a Revida, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba, oferece gratuitamente o programa de apoio na Policlínica de Sorocaba, que acontece todas as quintas-feiras das 14h às 18h.
As inscrições para o grupo de 2013 estão abertas até o dia 28 de março pelo telefone (15) 3232.5611. Representantes da ONG estiveram na manhã desta terça-feira (5) com a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio.
"O tratamento emocional se alia ao tratamento físico e o resultado são pacientes mais relaxados e tranquilos, além de percebermos mudanças profundas na forma de lidar com a própria vida", conta a ex-paciente e agora membro da Revida, Silma dos Santos Buffo.