da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Durou um mês o trabalho de vistoria nos 44 prédios tombados ou em processo de tombamento cadastrados no município. A Defesa Civil de Sorocaba, ligada à Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), finalizou a primeira parte do trabalho no último dia 22 e deve concluir, até o fim de março, a elaboração dos relatórios técnicos.
Segundo o engenheiro da Defesa Civil, José Mendes Neto, essa fase acaba sendo a mais demorada pois implica a relatoria das observações feitas durante as vistorias, com o apoio visual de várias fotografias feitas em cada imóvel.
Sem explicitar a situação dos prédios, o engenheiro disse, apenas, que deverá proceder algumas intimações de proprietários de imóveis particulares. Isso porque observou-se que boa parte dos problemas relacionados aos imóveis tombados diz respeito à estrutura elétrica. "Devemos solicitar a emissão de laudos técnicos da parte elétrica de alguns imóveis, pois a nossa maior preocupação diz respeito ao risco de incêndio", justificou. Conforme Mendes Neto, foi constatada a precariedade das instalações elétricas em alguns prédios e isso necessita de toda atenção.
As intimações começam a ser expedidas assim que os relatórios forem finalizados. Também serão notificados outros donos de imóveis cuja necessidade é a manutenção física das propriedades.