da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com a participação inicial de aproximadamente 400 alunos, começa nesta segunda-feira (4), o curso de alfabetização de adultos "Alfa Vida". Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), são 17 classes distribuídas por 16 escolas municipais, de bairros distintos.
Conforme destaca a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, a Sedu está intensificando os esforços para baixar ainda mais o índice de analfabetismo em Sorocaba, que está em 3,1%. "Para facilitar aqueles que ainda precisam aprender a ler e escrever, o período de inscrição para o curso de alfabetização será permanente, durante todo o ano letivo.
Se a pessoa tem a partir de 14 anos, não sabe ler e nem escrever, mas deseja aprender, pode se inscrever em qualquer uma das unidades escolares da Rede Municipal, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para quem trabalha e não tem disponibilidade durante a semana, também é possível se inscrever em uma das 18 escolas municipais onde funcionam o programa Clube da Escola, das 9h às 16h.
Outra alternativa é se inscrever nas unidades do Sabe Tudo, que ficam abertas das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 13h. No momento da inscrição basta apresentar cópia de documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento/casamento. A formação de uma nova turma pode acontecer a qualquer época do ano letivo, desde que haja no mínimo 15 inscrições.
A secretária da Educação destaca que em mais de 20 anos de existência - foi criado no primeiro governo do prefeito Antonio carlos Pannunzio - o curso de alfabetização de adultos já contribuiu para baixar o índice de analfabetismo de forma expressiva. "O cidadão que conhece ou sabe de alguém que se encontra nesse quadro, pode indicar o curso de alfabetização de adultos do município", afirma.
As unidades municipais onde funcionarão classes de alfabetização de adultos são: Ary de Oliveira Seabra (Novo Cajuru), Avelino Leite de Camargo (Nova Esperança), Darlene Devasto (Jd Atílio Silvano), Helio Rosa Baldy (São Guilherme), Irineu Leister (Jd Ipiranga), Léa Edy Alonso Saliba (Jd Marcelo Augusto), Luiz Almeida Marins (Júlio de Mesquita), Maria de Lourdes Ayres de Moraes (Santa Marina), Maria Ignez Figueiredo Deluno (Mineirão), Norma Justa Dall´ara (JS Carvalho), Sorocaba Leste (Vila Assis), Teresa Ciambelli Gianini (Nova Sorocaba), Milton Leite Oliveira (Brigadeiro Tobias), CEI 14 (Éden), CEI 28 (Parque São Bento), Escola Vinculada à EM Edward Frufru Marciano da Silva e CEI 10 (Aparecidinha).